Pernambuco e Paraíba exaltam música e poesia negra na Ágora Sonora

 

Nathalia Bellar

 Sete artistas negros que despontam na cena autoral dos dois Estados se apresentam no show virtual “20 de Novembro”, nesta sexta (20) a partir das 21h

 

Pernambuco e Paraíba entram no clima da celebração do Dia da Consciência Negra com música e poesia. Nesta sexta (20), a plataforma de lives Ágora Sonora se transforma em quilombo virtual, com palco online dedicado à valorização da negritude. A partir das 21h, sete artistas negros dos dois estados se apresentam em uma performance musical e poética intitulada “20 de Novembro”, que encampa o orgulho negro através da arte.

Marcello Rangel (Foto - Iuri Brainer)


 Após 365 anos da morte de Zumbi dos Palmares, assassinado por bandeirantes nessa data, a resistência e a valorização do povo negro permanecem urgentes. “20 de Novembro” é um manifesto musical de liberdade e empoderamento de vozes negras, que pedem respeito e cantam dores e alegrias da negritude. Apresentam-se ao vivo na plataforma os pernambucanos Marcello Rangel, Gabi da Pele Preta, Vinícius Barros e Surama Ramos; os paraibanos Elon e Nathalia Bellar; com direito a intervenções poéticas da atriz pernambucana Stephany Metódio.

 


O show-live faz parte da nova fase da Ágora Sonora, que surgiu em abril como alternativa informal para difusão artística e fonte de renda para artistas autorais durante a pandemia. Desde início de novembro, a Ágora se tornou plataforma com sistema próprio, firmando-se como nova modalidade cultural em tempos de distanciamento social. Até agora, foram mais de 100 artistas ajudados através da iniciativa, que chegou a movimentar e destinar R$ 115 mil à classe artística.

 

“Neste 20 de Novembro, a Ágora abraça artistas negros dando-lhes visibilidade e oportunizando monetização do ofício artístico enquanto não há previsão de normalização dos shows devido à pandemia. Se o público não pode ir até eles, eles vão até o público, entrando em nossas casas para mostrar sua arte e pedir basta ao preconceito racial”, comenta Twilla Barbosa, idealizadora da Ágora.

 

Para além de “20 de Novembro”, se apresentam na Ágora: Alessandra Leão e Bloco das Ilusões (28/11); Renata Rosa (03/12), Ana Proença, Vitória Regina e João Marcos Moraes (04/12). Confira a agenda completa e detalhes sobre os artistas em https://agorasonora.com.br/.

 

SERVIÇO:

Show “20 de Novembro”

Com Gabi da Pele Preta, Nathalia Bellar, Surama Ramos, Vinícius Barros, Elon, Marcello Rangel e Stephany Metódio

Quando: sexta, 20 de novembro de 2020

Horário: 21h

Plataforma de lives Ágora Sonora @agorasonora

Ingressos: A partir de R$ 20

Vendas e mais informações: https://agorasonora.com.br/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACÚSTICO IMAGINAR

“CONFISSÕES URBANAS” UM EXPERIMENTO CÊNICO DIGITAL

FESTIVAL DE TEATRO DE IGARASSU ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS