O Som dos Anéis de Saturno, romance de Priscila Gontijo, terá lançamento online neste sábado com leitura de trechos e conversa com a autora

 



A história da doença mental na família do ponto de vista de uma menina de 7 anos até a sua maturidade, narrado em três planos distintos

 

Publicado pela editora 7Letras, o romance O Som dos Anéis de Saturno terá lançamento virtual via Zoom neste sábado, dia 28 de novembro, às 19h. Na ocasião, a autora Priscila Gontijo irá conversar sobre a obra com Nanete Neves, jornalista e escritora. As atrizes Fernanda D’UmbraIsabel Guéron, Maria Fanchin e Tracy Segal também participam da vídeo chamada lendo trechos da obra. Para acompanhar o lançamento, basta acessar este link no horário do evento. 

Escritora, dramaturga, roteirista e Mestre em Literatura e Crítica Literária na linha de pesquisa em Criação Literária, Priscila Gontijo também é autora de Peixe Cego – finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2017. Os exemplares de sua nova obra estão à venda nas livrarias e no site da editora. 

Embora O Som dos Anéis de Saturno guarde algumas semelhanças com o romance anterior da autora (Peixe Cego), como a crueza e a ironia, a dissonância e a loucura, este segundo romance radicaliza na linguagem. Como descreve Annita Costa Maluffe no posfácio do livro, “para nos aproximarmos da experiência a que nos arrastam as vozes de O som dos anéis de Saturno, precisamos respirar fundo e aceitar a travessia. Não sem risco. Aceitar ouvir vozes, muitas vezes incômodas, dissonantes, sempre alheias, em desalinho; aceitar o delírio, a alucinação. Acreditar nas imagens e nos sons, corpos reais, que saltam dessas páginas”.

A obra é narrada por uma menina de sete anos que aborda a história da loucura em torno de si desde a infância até à maturidade. Cartas, crônicas, listas, diálogos e vozes familiares de tias, mãe, pai e irmão se alternam em três planos distintos situados na memória, na realidade e na alucinação.


“Neste romance, a voz da narradora-personagem na infância foi o primeiro clarão. A menina me segurou pela mão e me conduziu aos porões do inferno atravessando o limbo até subir ao paraíso, não exatamente nessa ordem. Quando topei entrar nesse redemoinho com ela, o romance se desenhou. Escrevi seguindo a travessia dessa menina, respeitando a sua voz, a sua dicção”, conta Priscila. Seu próximo livro, que já está sendo escrito, também carrega a mesma densidade e parte da insânia como tema. “A loucura carrega uma grande solidão, porque cada um de nós tem a necessidade de ser compreendido, mas isso é negado a muitas pessoas que não se encaixam nos ditos padrões de normalidade”, diz a autora.

O Som dos Anéis de Saturno
Editora 7 Letras
R$54,00
Serviço:

Lançamento virtual de O Som dos Anéis de Saturno
Dia 28 de novembro de 2020, sábado, 19h
Via Zoom. Link: 
https://bit.ly/2IXKuES
Grátis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo