Mostra de coco e forró de rabeca leva a cultura de Pernambuco para a França


 

Neste sábado, dia 14 de novembro, a I Mostra de Coco e Forró de Rabeca – Pernambuco na França, um projeto que visa levar a cultura pernambucana para o país europeu através de apresentações bilíngues em formato virtual, promove mais uma live artística, das 16h às 17h30 (horário local). A festa de sábado será transmitida diretamente do Estúdio 1, em Jardim Atlântico, sob o comando dos grupos olindenses “Coco de Seu Mané”, “Coco da Mata” e “Ciranda Terno da Mata”. A transmissão através dos canais da produtora Terno da Mata e do artista Mestre Ulisses, no Youtube, contando ainda com depoimentos de artistas de Pernambuco e da França.

 

Ainda dentro da programação da Mostra, no dia 28 de novembro apresentações ao vivo dos grupos “Coco de Seu Mané”, “Forró de Rabeca os Tabajaras” e “Mestre Arruda”, e, no dia 5 de dezembro, um workshop virtual sobre os instrumentos do “Coco de Seu Mané” e do “Forró de Rabeca Os Tabajaras”. Para as transmissões, foi montada toda uma estrutura com cenografia, quatro câmeras, mesa de cortes e equipamento de transmissão.

 

Antes das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, a proposta inicial era realizar apresentações dos grupos pernambucanos em locais de destaque da cena cultural francesa. Infelizmente, os planos precisaram ser adaptados de forma que o projeto fosse cumprido, porém respeitando as normas de segurança. Mas há benefícios também. O produtor cultural Sérgio Melo, da Terno da Mata, reforça que o formato virtual do evento fez com que a rede de apoio de artistas pernambucanos na Europa aumentasse, ganhando força e ainda mais repercussão. Assim, além de ser exibido em instituições francesas, países como Inglaterra, Itália e Portugal também entrarão no circuito.

 

Entre os parceiros internacionais da mostra, estão os franceses da Jazzbox Radio International e a Capoeira Viola, instituição fundada em 1993, sendo considerada a primeira associação de capoeira em Paris. “A ideia é essa, levar a cultura de Pernambuco, com seu coco de roda e forró de rabeca, para o mundo. Estamos falando de Europa, mas até nos Estados Unidos está havendo um movimento nesse sentido. Isso abre caminhos, valoriza nossas tradições e artistas. Toda a programação da Mostra foi pensada para conectar a ancestralidade e tradições culturais pernambucanas à musicalidade da rabeca, instrumento que ainda ecoa no imaginário musical europeu desde a era medieval”, explica Sérgio Melo, organizador da Mostra.

 

O projeto é uma realização da Terno da Mata e conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo Cultural (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

 

Serviço I Mostra de Coco e Forró de Rabeca – Pernambuco na França

 

Abertura: Sábado, 24 de outubro

Demais dias: 14 e 28 de novembro e 5 de dezembro

Horário: Das 16h às 17h30 (horário local)

Transmissão: canais Terno da Mata e Mestre Ulisses

 

Programação

 

Sábado, 14 de novembro

Coco de Seu Mané

Coco da Mata

Ciranda Terno da Mata

 

Sábado, 28 de novembro

Coco de Seu Mané

Forró de Rabeca os Tabajaras

Mestre Arruda

 

Sábado, 5 de dezembro

Workshop com instrumentos do Coco de Seu Mané e Forró de Rabeca Os Tabajaras


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife