Leilão Virtual comercializa obras de artistas negras e indígenas

 

 

O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube a partir das 15h do dia 28 de novembro 

Para contemplar 22 artistas, entre mulheres cis e trans, em tempos de emergência cultural intensificada pela pandemia do novo coronavírus, o Leilão em Chamas se uniu às integrantes pernambucanas do Trovoa, um Movimento e articulação nacional de artistas, curadoras e arte educadoras, e com o Centro Cultural A Casa de DonArlinda, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, para realizar o primeiro leilão virtual de obras feitas por artistas negras e indígenas de Pernambuco. O evento virtual ocorre no sábado (28), sendo ransmitido a partir das 15h ao vivo do Youtube do Leilão em Chamas Oficial.

A ideia é simples: caso o trabalho não receba o lance no valor estipulado pelo autor da obra, a peça vai para o fogo. Como mestras de cerimônias aliadas, Nathê Ferreira e Rebecca França, grafiteiras e articuladoras do Trovoa, serão ciceroneadas pelo idealizador e apresentador do Leilão em Chamas Oficial, José Carbonel. "Pensamos em gerar assim um novo mercado de arte dentro e fora da periferia, descolonizando o fazer artístico e a venda de obras de arte, significando esse dito mercado de arte que nos tira dos espaços de poder e enfraquece a nossa articulação com o capital”, defende Carbonel. 

A sede do Leilão Em Chamas Oficial tem sido a casa de Dona Leide, no Totó, mas desta vez quem irá receber a equipe reduzida do leilão, sobre todos os cuidados sanitários será A Casa de DonArlinda, um centro cultural situado na comunidade da Lagoinha em Camaragibe, idealizado e gerido pela gestora, artista visual, realizadora audiovisual e comunicadora, Kalor, também articuladora do Trovoa. Ariana Nuala e Tayná Maísa assinam a curadoria que visou contemplar a diversidade territorial, de classe e de corpas na produção em artes visuais pernambucana. Estão presentes artistas participantes na última ação do Trovoa, em 2019 no Museu da Abolição, mas também novos nomes no cenário das artes plásticas no estado, a maioria deles estreantes em leilões do gênero.   

Conheça o trabalho das artistas nos próximos dias a partir do instagram do Leilão em Chamas Oficial, MangueCrew Oficial, A Casa de DonArlinda, Trovoa e nas redes des própries artistes, são eles: Joyce Firmiano, Aline Sales, Amanda Souza, Priscilla Melo, Liz Santos, Dhuzati, Benedita Arcoverde, Rayellen Alves, Thaysa Aussuba, Karla Fagundes, Nathê, Preta Afoita, Suh Amorim, Letícia Carvalho, Edgleice Barbosa, Flô, Nefertite, Iza Preta, Micaella Alcântara, Geni de Araújo, Kalor, Aline Sales e Giselle Natália. 

Serviço:

Leilão Trovoa em Chamas

Sábado, 28 de novembro, às 15h

Ao vivo no youtube do Leilão em Chamas Oficial

https://www.youtube.com/channel/UCkBGKtM3rDR_C8sHcYVCiQw

Mais informações pelo e-mail trovoatrovoa@gmail.com e pelos instagram @trovoa__ @leilaoemchamas_oficial @manguecrew_oficial e @acasadedonarlinda

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife