Lançamento da Cepe Editora narra de forma lúdica dores e alegrias do cotidiano

 



 O Livro Sem Fim, que a Cepe Editora lança nesta quarta-feira (11), às 14h, tem apenas 13 x 9,5 centímetros - pouco menor do que o bolso padrão de uma camisa masculina - e pesa praticamente nada. Classificado como livro experimental ilustrado, ele é composto de oito desenhos, além de umas poucas palavras e frases que se relacionam com as imagens. Mas como sugere o título, as possibilidades de leitura que essa publicação nada convencional proporciona são infinitas.

 


Quando a autora, Iara Adeodato, afirma que o livro subverte a configuração tradicional, não é um modo de dizer. Para começar, a publicação que ela criou, a partir da angústia criativa vivenciada enquanto produzia o Trabalho de Conclusão do Curso de Design na Universidade Federal de Pernambuco (TCC-UFPE) não tem páginas. Ao ser aberto, o formato é meio tridimensional, não há uma ordem certa para a leitura e cada pessoa é livre para interpretar texto e imagem como lhe aprouver.

 

Iara vai lançar seu título de estreia e explicar o processo de produção e edição no painel Por Dentro do Livro, na terceira etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco (www.circuitoculturalpernambuco.com.br). “Eu queria brincar com o aspecto físico do livro e durante as pesquisas para o TCC tive a ideia de fazer uma história que não tivesse fim, um ciclo repetitivo temporal e de espaço físico. O formato é sanfonado, a história gira em círculo e faz essa brincadeira”, afirma a designer.

 

Ilustrado, interativo e lúdico, O Livro Sem Fim não é destinado ao leitor infantil. O tema é particular do universo de adultos e adolescentes, como as rotinas de trabalho e estudos. “A personagem que desenhei não tem aparência de criança, é uma adulta, é uma mulher que fica rodando em círculos até tomar uma decisão. O texto reproduz o que vai passando pela cabeça da personagem quando ela está nesse processo”, declara Iara Adeodato, que apresentou o TCC na UFPE em 2014.

 

“Eu também trabalho com música e para criar uma composição é assim mesmo, a gente roda em círculos e sofre até acertar. O livro é o retrato desse momento, que depois passa”, acrescenta Iara. Na publicação, a personagem está restrita aos limites de uma casa. Porém, qualquer semelhança com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus é pura coincidência.

 

Na história, a mulher se angustia com o prazo para cumprir uma tarefa, faz pausa para relaxar, vistoria o conteúdo da geladeira e se debruça sobre o trabalho, numa ação que nunca termina. Enquanto isso, pensa que o relógio está correndo (“Já se passaram 30 minutos”), que o prazo está curto (“Não vai dar tempo”), que a feira está acabando (“Tem que comprar mais ovos”) e que tudo vai dar certo (“Vou conseguir”).

 

“Em O Livro Sem Fim, Iara Adeodato traz uma narrativa em que forma e conteúdo se completam. É um livro que trata dos ciclos do cotidiano, e uma obra que não tem começo ou fim definidos, ilustrando bem os prazeres e frustrações do dia a dia”, observa o jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes. “A Cepe Editora tenta sempre estar aberta a formatos e propostas criativas, como é o caso de O Livro Sem Fim. São bons desafios editoriais e gráficos, e atestam as infinitas possibilidades e formatos que um livro, como mídia e objeto, pode assumir”, acrescenta.

 

Lançado só no formato impresso, O Livro Sem Fim custa R$ 12 e está disponível nas lojas da Cepe situadas no Recife - sede, em Santo Amaro; Museu do Estado, nas Graças; e Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife - e em Olinda, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro. Também pode ser adquirido pela loja virtual (www.cepe.com.br/lojacepe/). O Circuito Cultural Digital de Pernambuco é uma realização da Cepe com curadoria da Fundação Gilberto Freyre.

 

Serviço

Evento: Lançamento de O Livro Sem Fim

Quando: 11 de novembro

Hora: 14h

Local: Portal do Circuito (www.circuitoculturalpernambuco.com.br)

Preço: R$ 12

Lojas físicas da Cepe

Sede: Rua Coelho Leite, 530, Santo Amaro

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30

Museu do Estado: Avenida Rui Barbosa, 960, Graças

Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 11h às 17h. Sábado e domingo, das 14h às 17h

Centro Cultural Cais do Sertão: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife (armazém 10)

Funcionamento: Quinta e sexta-feira, das 10h às 16h. Sábado e domingo, das 11h às 17h

Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa: Largo do Varadouro, Olinda

Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 13h

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado