JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS SE REINVENTA COM 'JGE CONECTA'


Edição especial será majoritariamente online, com apresentações também nos teatros de Santa Isabel, Luiz Mendonça e no novíssimo Teatro do Parque. A partir de hoje, estão abertas as inscrições para artistas e companhias interessados em participar do festival

Em momentos adversos, a arte é um respiro necessário. Preservar a existência do Janeiro de Grandes Espetáculos em tempos de pandemia tornou-se uma missão complexa, porém prioritária. Neste cenário, nasce uma edição especial do maior festival artístico de Pernambuco. Em sua 27ª temporada consecutiva, o Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco vira “JGE Conecta”.

De 7 a 28 de janeiro de 2021, abraça o virtual ao mesmo tempo em que, atendendo às normas sanitárias, segue em formato físico. A programação compreenderá 70 atividades, entre apresentações de teatro (adulto e infância/juventude), dança, música e circo, além de lives para rodas de conversa. Será 80% online, com exibição nas redes do JGE, e 20% apresentada em três teatros do Recife: Santa Isabel, Luiz Mendonça e Teatro do Parque, que reabre suas portas após a maior requalificação em seus 105 anos de história. Os ingressos para os espetáculos presenciais e virtuais serão vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Paulo de Castro e José Manoel Sobrinho /  foto_credito Thiago Farias Neves

Realização da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), sob direção geral do produtor cultural Paulo de Castro, o 27º Janeiro ganha assinatura do ator, diretor e gestor cultural José Manoel Sobrinho que, na função de gerente de Programação, sinaliza três novidades para 2021. A entrada do circo como uma das linguagens oficiais do projeto; a abertura da grade para espetáculos criados em escolas de dança, teatro e circo; e a ampliação do diálogo com a produção do interior do Estado. Sobre a garantia da representatividade de obras de outras regiões pernambucanas, o JGE conta com apoio da Rede Interiorana de Produtores, Técnicos e Artistas de Pernambuco (Ripa/PE), além de trazer em sua Comissão de Seleção nomes de Arcoverde e Petrolina ao lado de representantes da RMR. Dar espaço de escuta e representatividade, aliás, também chega através de importante parceria com a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans/PE).

O Conselho Consultivo, que desde 2019 contribui para a pluralidade das atividades artísticas e pensa em mecanismos para garantir a liberdade de expressão artística, estética e humana, é formado pelo ator e dramaturgo André Filho, pela atriz e professora Fátima Aguiar, pelo ator e diretor Toni Rodrigues, e pelo ator e produtor Paulo de Pontes.

EDITAL – A partir de 25 e até 7 de dezembro, estão abertas as inscrições para os artistas/companhias interessados em participar do festival. O edital está disponível em www.janeirodegrandesespetaculos.com. Os espetáculos selecionados serão divulgados até 18 de dezembro.

Mágico Alakazam é um dos homenageados do JGE

HOMENAGEADOS – Nesta edição especial, oito representantes da nossa arte ganharão reverência. Na música, o maestro Ademir Araújo e a pianista Ellyana Caldas. No teatro, o escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito e a atriz Arari Marrocos, de Caruaru. No circo social, a artista-educadora Fátima Pontes; e no circo popular, o mágico Alakazam. Na dança, o artista e pesquisador Jailson Lima, de Petrolina, e a bailarina Cláudia São Bento.

Apresentado pela Prefeitura do Recife, o festival tem apoio da Cepe, Virtual, Fundação Cultural Cabras de Lampião e TV Globo, com produção geral de Paulo de Castro, produção executiva da Fervo Projetos Culturais, Roda Cultura e Cordas Cênicas, numa realização da Apacepe.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo