PCR promove qualificação técnica para fortalecer o turismo criativo na cidade

 


 

Artesãos, aderecistas e moradores das comunidades de Ilha de Deus, Bomba do Hemetério, Totó e Quilombo da Xambá foram convidados para participar de uma capacitação em Cerâmica Artística, com o cenógrafo e ceramista Leopoldo Nóbrega 

Dando continuidade às metas do Plano de Turismo Criativo do Recife, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove a qualificação técnica de aderecistas, artesãos e moradores de comunidades que atuam com o Turismo Criativo. Neste momento, serão contempladas pessoas das localidades da Ilha de Deus, Bomba do Hemetério, Totó e Quilombo da Xambá. Ao final da capacitação, serão confeccionadas artesanalmente dez placas de sinalização turística que serão instaladas na Ilha de Deus, referência na prática do turismo criativo.  

A formação em Cerâmica Artística será liderada pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, com 10 encontros presenciais em seu ateliê, respeitando todos os protocolos sanitários. A formação tem início nesta quarta-feira (28).  “Este é um projeto com alto impacto socioterritorial que vai desenvolver ainda mais novas habilidades artísticas junto aos artesãos participantes. Leopoldo Nóbrega, que assinou nos últimos dois anos a escultura da alegoria gigante do Galo da Madrugada, irá realizar com os artistas locais laboratórios com diversos exercícios criativos, pilotagens e testes”, destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. 

No Recife, a ocupação do cenário urbano como ambiente de exposição e sinalização cultural tem crescido nos últimos anos. A gestão municipal vem transformando a cidade em uma galeria a céu aberto, com atrativos artísticos por toda parte. Após os encontros formativos, os artistas envolvidos na capacitação em Cerâmica Artística irão co-construir as dez placas sinalizativas que serão implantadas na Ilha de Deus. A iniciativa também prevê um rodízio dessas sinalizações nas demais comunidades envolvidas.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife