Michael League, Kurt Rosenwinkel, Anna Setton, Bixiga 70 feat Tulipa Ruiz e Salomão Soares e Vanessa Moreno são as atrações do Sampa Jazz Fest 2020

 


 

Festival chega a sua quarta edição com atrações gratuitas no dia 24 de outubro

 

Para conectar as pessoas e a música instrumental, a quarta edição do Sampa Jazz Fest traz uma programação repleta de atrações, no próximo dia 24 de outubro (sábado). O evento conta com workshops ministrados por Kurt Rosenwinkel, guitarrista de jazz americano, e Michael League, integrante da banda instrumental americana, Snarky Puppy; além de shows de Salomão Soares e Vanessa Moreno, Anna Setton e Bixiga 70 com participação de Tulipa Ruiz.

Desenvolvido pela Agência InHaus e com a curadoria e direção artística de Daniel Nogueira (saxofonista, integrante das bandas Projeto Coisa Fina e Bixiga 70, produtor e empresário), o Sampa Jazz Fest recebe uma extensa gama de estilos musicais, onde as raízes, a construção musical e o conceito de liberdade da música, mostram a vitalidade e a qualidade musical da produção contemporânea.

Entre as novidades dessa edição, está confirmada a presença de dois grandes nomes do jazz mundial: Kurt Rosenwinkel e Michael League. Os músicos darão workshop online e gratuito que visa trocar experiências entre profissionais da área e interessados.

“O Sampa Jazz caracteriza-se também por ser um ponto de encontro de profissionais do setor, uma vez que palestras, rodadas de negócios e workshops costumam ser parte essencial da programação. Eventos como este mobilizam a classe artística e incentivam o desenvolvimento de novas possibilidades no mercado na música, permitindo um espaço de troca de experiências, profissionalização do setor e mais visibilidade aos artistas participantes.” afirma Daniel Nogueira, diretor artístico do Sampa Jazz.

“Pensar em um festival para um país que tem a música como elemento importante da cultura, por si só já é uma grande experiência. O Sampa Jazz Fest aproxima as pessoas da música. Desde do seu começo, o principal objetivo é celebrar a coletividade”, comemora Juliano Libman, diretor da Agência InHaus.

“Nossa meta é levar entretenimento às pessoas. Redobramos o fôlego e o entusiasmo para a realização dessa edição do Sampa Jazz que tem um formato inédito. Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelos workshops e apresentações musicais, promover a  cadeia produtiva musical.”, afirma Luiz Restiffe, diretor da Agência InHaus.

Os shows são algumas das atrações mais tradicionais do Sampa Jazz Fest, que une músicos do mundo inteiro, com apresentações exclusivas em uma experiência única. Nelson Ayres Big Band, Meretrio, Hermeto Pascoal, Richard Bona, Ricardo Herz Trio, Trio Corrente, Bixiga 70, Vitor Arantes Quarteto, Projeto Coisa Fina, Marcelo Monteiro Quinteto, Esdras Nogueira, Carol Panesi e Dani Gurgel são alguns dos artistas participantes das edições anteriores.

O festival gratuito ocorre no sábado (24), das 11h30 às 18h30. As atrações serão apresentadas, em tempo real, virtualmente, através do canal do Youtube da Agência InHaus.

Sobre as atrações musicais:

Salomão Soares e Vanessa Moreno – O pianista, compositor e arranjador paraibano Salomão Soares e a cantora paulista Vanessa Soares apresentam as composições do álbum “Chão de Flutuar”, primeiro trabalho dos artistas como duo.

Utilizando a voz e o piano como instrumentos, o disco traz um repertório Guinga, Edu Kneip, Egberto Gismonti, Edu Lobo, Vinicius de Moraes e Filó Machado

Ana Setton – Influenciada por grandes clássicos da música popular brasileira, tais como Dominguinhos, Chico Buarque, Caetano Veloso e Tom Jobim, a cantora Ana Setton tem estilo próprio de cantar: ao mesmo tempo doce e com energia.

Nessa apresentação, Ana mostra as canções de seu primeiro álbum. Auto-intitulado, o disco tem dez músicas, sete das quais inéditas, todas com arranjo de Edu Sangirardi, que também assina a produção musical juntamente com Swami Jr.

“Baião de Dora”, “Toada”  e “Paisagem Real” são algumas das canções que estarão no repertório, dessa apresentação.

Bixiga 70 – O Bixiga 70, formado por dez músicos com história na cena musical paulistana, é a principal banda instrumental em atividade no Brasil. Sua história começa há dez anos, quando, influenciados pelas convulsões político-musicais lideradas pelo papa do afrobeat, o nigeriano Fela Kuti, os músicos se juntam numa usina de som e groove que pouco a pouco foi incorporando outras tradições musicais - melodias do Oriente Médio que se colidem com a música caribenha, samba de roda em parceria com a cumbia sul-americana, vibrações jamaicanas que se harmonizam com tradições nordestinas. A máquina de groove aos poucos foi consolidando sua importância em shows catárticos, que incendeiam o público que até cantarola em uníssono canções sem letra. Em quatro discos construíram uma reputação que atravessou oceanos e os consagrou como uma das principais bandas ao vivo do país. Nessa apresentação, o Bixiga 70 convida a cantora Tulipa Ruiz. A big band paulistana vai mostrar músicas do seu disco “Quebra- Cabeça”, além de músicas do repertório pop de Tulipa.

Confira a programação:

11h30 - 13h00 

Workshop Parte 1 Michael League - Snarky Puppy

13h00 - 14h30 

Workshop Parte 2  Kurt Rosenwinkel - Guitarrista de jazz americano

14h30 - 15h30

Banda de abertura - Salomão Soares e Vanessa Moreno

16h00 - 17h00 

Show Anna Setton

17h30 -18h30 

Bixiga 70 feat Tulipa Ruiz

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil