Brinquedoteca Online é opção para as Crianças

 



Atividade desenvolvida pelos cursos de Pedagogia e Psicologia da Estácio é aberta para toda a comunidade

 

Como quase tudo neste ano, o Dia das Crianças também deve ser diferente. Mas, isso não significa que será menos divertido. Professores e estudantes de pedagogia e psicologia da Estácio preparam uma programação especial para a data. E o melhor: tudo online e gratuito! 

Na Brinquedoteca Online, desta quarta-feira (14), tem cantigas de roda, das 17h30 às 18h30. Já na quinta-feira (15), são várias atividades para agradar crianças de todas as idades: show de mágica, gincana e caça ao tesouro. Todas acontecem das 17h30 às 18h30 e pela plataforma Teams. 

O projeto da brinquedoteca foi todo adaptado para ser realizado de forma online, devido à pandemia. A ideia é estimular as crianças a brincarem. Não é aula, não é mais uma atividade. É brincar mesmo! A brinquedoteca acontece regularmente, de segunda a quinta-feira, das 17h30 às 18h30, por meio da Plataforma Teams. A iniciativa é gratuita e aberta para toda a comunidade. Crianças de dois a 11 anos podem participar.

Idealizadora do projeto de extensão, a coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio, Maísa Colombo Lima, explica que o brincar é fundamental na vida das crianças. Por isso, elas precisam de atividades que as incentive a falar sobre sentimentos, a desenvolverem o sistema cognitivo.

 “O brincar é tudo para uma criança e a interação social é importantíssima para elas, principalmente na faixa etária de cinco a seis anos. Elas precisam muito do grupo. Hoje, ainda não sabemos todos os impactos do isolamento na vida das crianças, mas eles com certeza virão. A falta de contato traz consequências, como um pouco de melancolia, tristeza. Por isso, usamos a tecnologia para alcançar essas crianças, entrar na casa delas e brincar”, explica a pedagoga.

Com os pais esgotados e bastante atarefados, é normal a criatividade para desenvolver atividades com as crianças acabar. “É para aliviar essa sobrecarga que a Estácio pensou nisso. O brincar é coisa séria. Devemos incentivar a criança a brincar, desenvolver o emocional, o criar, o investigar. A criança precisa disso, pois todos estamos vivendo um momento muito atípico”, reforça Maísa.

Para participar da brinquedoteca, a professora explica que basta o responsável pela criança preencher um questionário e, depois, entrar na sala virtual. As atividades são conduzidas pelos acadêmicos que, sob a supervisão dos docentes, direcionam as brincadeiras conforme a faixa etária das crianças, por isso é importante preencher o questionário. Todo dia tem atividade diferente.

“Começamos com música, as crianças se apresentam e aí partimos para as brincadeiras. Um dia tem oficina de sentimentos, no outro, contação de história. Depende do que a criança quer fazer também”, reforça a professora.

SERVIÇO:

Brinquedoteca Online - Especial Dia das Criança 

Dia 14/10 - professora Rafaela - Cantigas de Roda das 17h30 às 18h30 (horário de Brasília)

Dia 15/10 - Show de Mágica/Gincana/Caça ao Tesouro das 17h30 às 18h30 (horário de Brasília)

Como participar? Entrar no Teams: http://abre.ai/bBx8

A brinquedoteca funciona de segunda a quinta-feira, das 16h30 às 17h30.

Antes é necessário preencher o formulário: http://abre.ai/bBx7


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii