Direitos Humanos em Debate estreia na programação da Frei Caneca


Crédito da foto: Paulo Guereta 8mar19 / Photo Premium / Folhapress

Foto: Paulo Guereta 8mar19 / Photo Premium / Folhapress


Nesta segunda (28) estreia o programa Direitos Humanos em Debate, mais uma produção da sociedade civil para a Frei Caneca FM. Apresentado por uma das fundadoras da ONG Tortura Nunca Mais e militante dos direitos humanos, Amparo Araújo, e pelo radialista Ademir Santos, o programa traz na sua primeira edição um debate sobre a violência contra a mulher. As convidadas são a co-deputada da mandata coletiva "Juntas", Jô Cavalcanti, a coordenadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, Marli Kozmhinsky e a cantora pernambucana Karina Bhur. O programa Direitos Humanos em Debate vai ao ar às 21h desta segunda.

Semana
As mazelas da mobilidade no Recife e os desafios que c
iclistas lidam no dia-a-dia com falta de estrutura e motoristas agressivos está em discussão no Solta o Frei, às 8h da manhã de segunda-feira. O cicloativista, cicloentregador e jogador de bike-polo Marcelo Melo compartilha algumas das situações tensas que experienciou circulando pela cidade.

Ao meio-dia tem TPM - Tempo Pra Mim, que conversa sobre sexo e terapia tântrica com a curitibana Bia Neppel. Às 20h, a equipe do Toca o Terror viaja pelo tempo analisando filmes de horror e ficção-científica que acontecem em outros planetas, com ameaças vindas do espaço sideral.

A relação dos servidores e o governo Bolsonaro é destaque na edição desta terça-feira (29) no programa Labor, que entrevista Vilani Oliveira, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, e José Rivaldo da Silva, da Federação Nacional dos Trabalhdores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares. Às 12h, na Faixa Mulher, o Mamas, Minas e Manas debate a figura estigmatizada da mãe numa conversa com Hilda Torres, Olívia Morim e Malu Salles, além de contar com a participação especial da escritora Suelany Ribeiro.

Às 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa sobre a literatura urbana com a pernambucana Luna Vitrolira, poetisa, declamadora, cantora, atriz, performer, educadora, professora de literatura brasileira e pesquisadora. Luna fala sobre a sua carreira, o papel da literatura na vida do povo pernambucano e cultura. Tem ainda o quadro Radinho BdF, produzido pela equipe do Brasil de Fato e apresentado por Camila Salmásio, com o aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas, que estuda como as crianças e jovens são retratados nas notícias. Neste episódio, Camila conta histórias de seres mágicos do Folclore brasileiro, como o Saci Pererê, a mula-sem-cabeça e o boto cor-de-rosa. Às 21h tem o Virtuosi no Ar, que dedica o programa ao compositor Dmitri Shostakovich, um dos pilares da música do século 20. 

Quarta (30), no Mundo Esportivo, um debate sobre o esporte e as crianças: qual o melhor momento dos pequenos começarem a prática de esportes? Quem responde essa e outras perguntas sobre o tema é o educador físico Wallace Lima. Nesse Mundo Esportivo você também fica por dentro do papel da memória muscular na infância, além dos talentos mirins mundo afora, a partir das 8 da manhã. O Vozes do Campo e da Cidade chega ao meio-dia e fala da importância da agricultura familiar, em especial neste contexto de pandemia do novo coronavírus, para suprir as famílias populares das cidades. O programa traz depoimentos de agricultoras e representantes de organizações que estão mobilizadas em torno do Programa Mãos Solidárias. Às 20h, a “voz de ouro da Bahia”, como é conhecido o cantor, compositor e músico Lazzo Matumbi é a atração do Vozes de Cor. E na sequência, às 21h, o Panela do Jazz tem como convidado o violonista, cantor e compositor Marcelo Melo, frontman da banda Quinteto Violado. Ele fala sobre a identidade da música popular e folclórica do Nordeste, inclusive dentro do contexto da improvisação e sobre várias histórias do Quinteto Violado, grupo que está prestes a completar 50 anos de carreira no próximo ano. 

Na quinta (01), o programa Entre, às 8h da manhã, entrevista a funkeira Deize Tigrona. Ao meio-dia tem o Gênero Cinematográfico pautando a branquitude, machismo, racismo e a busca por um ambiente profissional melhor e menos desigual para as mulheres. 

Na sexta (02), às 21h, o Baile Diamante Negro aprofunda  em letra e música a discussão de temas considerados polêmicos como criminalidade, discriminação racial e relacionamentos a partir do Trap, que ganhou notória visibilidade nas periferias mundiais. Neste programa, o Baile Diamante Negro entra no embalo deste ritmo nascido da fusão do rap e da música eletrônica para mostrar quem está fazendo bonito por aí.


Programação semanal 
Segunda a sexta
14h - Salada Pop
16h - Revista Difusora

Terça a sexta
7h45 - Giro Nordeste

Segunda
8h - Solta o Frei

12h - TPM - Tempo pra Mim
20h - Toca o Terror
21h - Direitos Humanos em Debate

Terça
8h - Labor
12h - Mamas, Minas e Manas
20h - Revista Brasil de Fato Pernambuco
21h - Virtuosi no Ar

Quarta

8h - Mundo Esportivo
12h - Vozes do Campo e da Cidade

17h - Papo de Artista
20h - Vozes de Cor
21h - Panela do Jazz

Quinta
8h - Entre
12h - Gênero Cinematográfico
20h - Recife Lo-Fi
21h - Cenas do Mundo

Sexta
8h - Frevo - Bastidores da Música

12h - Mulher na Caneca
20h - Músicas de Sexta
21h - Baile Diamante Negro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii