Palhaços do Doutores da Alegria contam histórias de encontros que aconteceram nos hospitais

 

 

 

Artistas do Recife e de São Paulo fazem Conta Causos juntos pela primeira vez nesta sexta-feira (21), às 19h

 

Ao longo de 28 anos de atuação nos hospitais públicos, sendo 17 deles no Recife, os artistas que trabalham no Doutores da Alegria acumularam muitas histórias. Relatos de encontros que aconteceram nas unidades pediátricas de hospitais públicos, com crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Algumas vezes por ano, os artistas de cada cidade se reúnem no Conta Causos, uma contação dessas histórias, aberta ao público. Com a pandemia de Covid-19 e o aumento do uso dos recursos tecnológicos, para levar o trabalho dos palhaços aos diversos públicos, pela primeira vez, os artistas de São Paulo e do Recife estarão juntos nessa ação. O Conta Causos será nesta sexta-feira (21), às 19h, pelo YouTube (/tvdoutores) e Facebook (@doutores).

“Vivenciamos realidades diferentes no Recife e em São Paulo, mas também em cada hospital onde atuamos, presencialmente, duas vezes por semana. A essência do trabalho, no entanto, é a mesma: a disponibilidade do palhaço para brincar com a criança, a partir desse encontro no ambiente muitas vezes inóspito do hospital”, comenta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife do Doutores da Alegria.

A situação de pandemia e o afastamento presencial dos hospitais propiciaram um resgate das histórias mais marcantes. “Apesar de termos dado continuidade ao trabalho pela internet, dessa reinvenção necessária, estamos passando por um momento de saudade dos encontros. Muitos deles serão resgatados agora”, complementa Lopes.

Nesta edição virtual do Conta Causos, seis artistas vão participar, sendo dois deles do Recife: Marcelo Oliveira (Dr. Marmelo), que está no elenco desde 2010; e Olga Ferrario (Dra. Muskyta), que entrou na associação na última seleção de artistas, em 2018. Uma das histórias que serão contadas aconteceu no período de treinamento da Dra. Muskyta. A artista vai contar como foi o encontro com ‘Pá’, uma criança que tinha olhos de desconfiança para os palhaços, mas que foi conquistada aos pouquinhos, a cada encontro, até conseguir levar Dra. Muskyta para um passeio muito especial.

 “Neste momento de luto no país, por conta das vítimas da Covid-19, o Conta Causos é um respiro, com histórias que muitas vezes fazem chorar, emocionam, mas também carregam esperança e humor, fundamental para que a gente consiga seguir em frente”, finaliza Arilson Lopes.

O Conta Causos é apresentado e tem realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura.

Serviço:

Doutores da Alegria em “Conta Causos” ao vivo

Quando: Sexta-feira (21), às 19h

Onde: Perfis do Doutores da Alegria no Youtube (/tvdoutores) e no Facebook (@doutores)

Quanto: Gratuito

Doutores da Alegria:

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

 

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria

 

O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACÚSTICO IMAGINAR

“CONFISSÕES URBANAS” UM EXPERIMENTO CÊNICO DIGITAL

FESTIVAL DE TEATRO DE IGARASSU ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS