Mágico Alakazam é convidado do Centro Apolo-Hermilo para bate-papo virtual

 

Na próxima segunda-feira (17), a partir das 20h, o terceiro encontro do Projeto Vivências receberá como convidado o mágico Alakazam, memória viva do circo pernambucano e brasileiro. As inscrições são gratuitas

Para gerar conteúdos e memórias contra o silenciamento cultural da pandemia, o Centro Cultural Apolo-Hermilo convida artistas e público para a terceira conversa virtual do projeto Vivências. Na próxima segunda (17), a partir das 20h, o projeto recebe como convidado Wilson Ribeiro da Silva, que se sagrou o Mestre Alakazam sob a lona do picadeiro. Mas não foi num passe de mágica. A conversa será na plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/projeto-vivencias-convida-alakazam__934016. As vagas são limitadas.

Natural de Surubim, o pequeno Wilson fugiu com o circo, aos 10 anos de idade, sem levar consigo um único documento sequer para perseguir o sonho de uma vida melhor. Nos últimos 55 anos de estrada, já foi contorcionista, domador de leão, cachorro, bode, macaco e elefante. Também tentou ser palhaço, até se consolidar mágico. Foi precursor em Pernambuco na participação de artistas circenses na televisão, tornando-se uma figura constante nos programas de locais nas décadas de 1960 e 1970.

Há 40 anos, criou o Circo Mágico Alakazam, que já foi considerado um dos maiores do Estado. “Com quase sete décadas dedicadas à arte circense, tendo vivenciado dos dramas circenses à decadência dos circos itinerantes no Nordeste do Brasil, Alakazam é um ícone da resistência e do amor a essa arte milenar de levar prazer e sonho a crianças de todas as idades”, celebra Williams Santana, também circense e gerente geral da Secretaria de Cultura do Recife. Williams será um dos provocadores da conversa com Alakazam, além dos atores, autores, gestores culturais, realizadores e profundos conhecedores da arte pernambucana Carlos Carvalho, Borica, além de Leda Alves, secretária de Cultura do Recife desde 2013.

O Projeto Vivências é uma realização do Centro de Cultural Apolo Hermilo e Centro de Documentação Osman Lins, mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

Governo de Pernambuco abre inscrições para os Ciclos Carnavalesco e Junino de Pernambuco 2026 (CAJU)

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes