Livro faz uma reflexão e busca um olhar humanizado dos processos adotados nas empresas familiares

 

Desconstruir abordagens convencionais da governança corporativa nos negócios familiares. É isso que a leitura do livro Supergovernança, primeira obra de autoria da consultora de empresas e pesquisadora, Mariana Moura, propõe. Com análises que avançam sobre o tema, a publicação é um verdadeiro chamado à reflexão sobre os processos de sucessão adotados nas organizações familiares. Nela, a autora oferece um olhar mais humanizado e individualizado para a solução de problemas. O lançamento será feito durante encontro virtual do Diálogos F, no dia 2 de setembro, às 18h, com transmissão ao vivo do auditório da Livraria Jaqueira, bairro do Recife. O link da live será divulgado nas redes sociais da Escola F - Educação para Famílias Empresárias (@escolaefe). O encontro é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no https://forms.gle/eQer5gXZU2Qh73oj7.

Editado pela paulista Trevisan, a obra com 172 páginas, questiona a adoção da governança corporativa em empresas familiares como se ela fosse uma fórmula pronta para resolver todo e qualquer dilema de sucessão. As discussões apresentadas são fundamentadas na experiência pessoal da autora, que é acionista, membro da família controladora do Grupo Moura - o maior fabricante de baterias automobilística do país, e foi a corresponsável pela estruturação da governança no negócio da sua família.

Em Supergovernança, Mariana Moura chama a atenção para o fato de muitas empresas terem focado seus esforços em seguir as “boas práticas de governança” impostas no mercado, sem se aprofundar em seus dilemas. A autora foi testemunha desse processo repetidas vezes. Estruturou a governança no negócio de sua família, deu consultoria nessa área e participou de diversos fóruns de discussão sobre o assunto. A leitura mostra como as questões podem ser muito mais profundas e que, para serem de fato resolvidas, precisam de uma abordagem que leve em consideração o desenvolvimento das novas gerações e a criação de um ambiente em que o trabalho coletivo possa florescer.

Com muitas referências do mundo das artes, outra paixão da autora, a obra convida o leitor a um mergulho no funcionamento das empresas familiares, com foco em seu capital mais precioso que são as pessoas. Nos capítulos, Moura trata sobre os princípios e os limites da governança corporativa, a realidade das empresas familiares no Brasil, fala sobre os dilemas dos herdeiros, o papel das mulheres dentro das empresas familiares e, claro, traz ferramentas para que as relações dentro das empresas familiares se fortaleçam.


Serviço:

Diálogos F - Lançamento do livro Supergovernança de Mariana Moura

QUANDO: 2 de setembro

HORÁRIO: 18h com transmissão ao vivo do auditório da Livraria Jaqueira, bairro do Recife.

INSCRIÇÕES ABERTAS ATRAVÉS DO: https://forms.gle/eQer5gXZU2Qh73oj7.

O link da live será divulgado nas redes sociais da Escola F - Educação para Famílias Empresárias (@escolaefe). O encontro é gratuito e aberto ao público em geral.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife