Curta “Piu Piu” integra festival LGBT de cinema em edição drive-in no Rio

 

 

O filme pernambucano Piu Piu, coprodução d’O Grito! e O Surto & Deslumbramento, dirigido por Alexandre Figueirôa integra a seleção dos filmes que vão integrar o Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema (RioFGSC). O evento chega ao nono ano levando 12 filmes LGBTI+ de ficção, documentário e animação, em longa e curta-metragem. Seguindo todos os protocolos de segurança atuais, o RioFGSC ocorrerá nesta terça-feira (11) às 17h30, 20h e 22h no Drive-in das Artes, que fica na Cidade das Artes – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A programação apresentará filmes brasileiros e internacionais da Espanha, EUA, França e Holanda serão exibidos em dois programas de curtas do festival: Curtas LGBTQI+ 1 e Curtas LGBTQI+ 2.

Um dos destaques desta edição do evento é Piu Piu, como era conhecido o ator, cenógrafo e figurinista Elpídio Lima foi, talvez, um dos primeiros transformistas do Recife. Nos anos 1950 e 1960, ele atuou na Companhia Barreto Junior, nos palcos dos teatros Almare e Marrocos, onde imitava as cantoras e atrizes Sarita Montiel e Carmem Miranda. Foi também um dos criadores da Companhia Tra-la-lá, de teatro rebolado.

“Descobri a existência de Piu Piu a partir de uma matéria publicada, em fevereiro de 1986, no caderno Viver, do Diario de Pernambuco, de autoria da jornalista Leda Rivas. Nela, Elpidio Lima, já com 65 anos, aposentado e vivendo de maneira modesta como costureiro numa pensão na Rua da Glória, contava, em entrevista, um pouco de sua vida nos palcos iniciada ainda muito jovem, com apenas oito anos de idade, num internato em São José da Laje, Alagoas”, conta Figueirôa.

Piu Piu segue também o caminho de outros trabalhos audiovisuais que Figueirôa tem realizado – Eternamente Elza (2013) e Kibe Lanches (2017) – no sentido de trazer aos dias de hoje, personagens que, bem antes das conquistas dos movimentos LGBTI+, assumiram de alguma forma, uma atitude pioneira e libertária, diante da forte discriminação e opressão aos homossexuais.

A venda dos ingressos acontece somente online.

Confira o trailer de Piu Piu:

https://www.youtube.com/watch?v=TvdP4IU4rDU

Link direto de venda dos ingressos:

Sessão de 17h30 – https://bit.ly/2CN1L0y

Sessão de 20h – https://bit.ly/2BaAFzZ

Sessão de 22h – https://bit.ly/3fKuLoj  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil