Agenda Cultural do Recife: 25 ANOS APLAUDINDO NOSSOS ARTISTAS





 Dizem os mais antigos que o tempo ensina. Desde o nascer do sol ao romper da aurora do outro dia. Assim foi a caminhada da Agenda Cultural do Recife que neste 31 de agosto de 2020, completa 25 anos de circulação ininterrupta, sem fugir, em momento algum, dos seus objetivos: fazer da prata da casa, a nossa produção cultural, os nossos artistas, o foco primeiro, ocupando todas as páginas, mostrando ao seu povo e aos visitantes da cidade o quanto devemos fazer valer o brilho das nossas expressões artísticas.

 

O sentimento de missão cumprida e a certeza de que ainda temos muito a fazer para alavancar os nossos artistas ao mais alto patamar do reconhecimento de seus talentos, nos impulsiona a fazer do jornalismo informativo, uma paixão vívida, pulsante, vibrante como são as veias, as artérias, becos, ruas, avenidas, morros, mar e rios que fazem do Recife, a nossa casa, nosso aconchego. Hoje, aos 25 anos, somos três jornalistas, no batente da cultura: Manoel Constantino, Érika Fraga e Lidiane Souza.

 

O tempo possui asas longas. Em 1995, ainda no primeiro semestre, fui convocado ppr Pedro Américo, então Chefe do Departamento de Editoração, para criar um roteiro para a cidade, a pedido de Raul Henri, naquela época presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

 

O projeto foi feito e encaminhado mas fui convidado para fazer o filme Baile Perfumado e só na volta, depois de um mês filmando em Piranhas (AL), voltei para concluir o projeto já como Agenda Cultural do Recife, com sua primeira edição lançada no dia 31 de agosto de 1995, no Teatro do Parque.

 

A Agenda Cultural do Recife não pertence mais a nossa equipe, nem a Prefeitura do Recife, Secretaria e Fundação de Cultura. Esta revista mensal que chega às mãos do público leitor, pertence a todos e todas que acreditam que a cultura é a nossa moeda mais valorosa, pois nos identifica como povo, com suas singularidades, crenças, paixão e fé.

Agora somos online.  Lançamos a agenda virtuial em 2011. E continuamos persistentes, atingindo, até o momento, 2 milhões e 639,989 pessoas do mundo inteiro e neste mês de julho passado, chegamos a marca de 175.687 leitores do Blog da Agenda Cultural do Recife.

 

São 25 anos de grandes alegrias e de persistência, perseverança e muito amor pela arte. Acreditamos sim, que as expressões artísticas nascidas em cada recanto da cidade, são luminárias para as nossas mentes e corações, e que nos fazem acreditar que a humanidade, em sua plenitude, sempre valerá a pena.

 

Nós, que fazemos a Agenda Cultural do Recife, nos sentimos, aos 25 anos, gratos e, por mais difícil que seja o dia-a-dia do labor, nada nos fará desistir em levar a notícia, a informação sobre o fazer dos nossos artistas, tendo a certeza que a produção cultural recifense é pedra fundamental na afirmação da cidade e do seu povo.

Seremos eternamente gratos a todos, desde aqueles que compuseram a primeira equipe e aos que estão conosco hoje, por nos impulsionarem, estimularem e por isso acreditamos que o Recife, musa inspiradora, e seus artistas nos deixarão sempre encantados. E tenham certeza, a nossa alegria e a beleza da arte aqui produzida haverá de atravessar mares. 

 

Para comemorar os 25 anos da Agenda Cultural do Recife, programamos três Lives Culturais que serão transmitidas pelo Instagram da agenda, nas quintas-feiras, às 16hs, nos dias 13, 20 e 27 de agosto.

 

LIVE 25 ANOS DA AGENDA CULTURAL DO RECIFE

Dia 13 : A Cultura e as crianças

Convidados:

Poeta Edgar Diz (Projeto Educando em Cordel)

Luciano Pontes (Doutores da Alegria )

Bruna Peixoto (Tapete Voador )

 

Dia 20: A Cultura: ferramenta da cidadania

Convidados:

Mônica Lira, bailarina e coreografa

Camilo Cavalcante, cineasta

Carlos Moura, empresário e dono do Bar Teatro Mamulengo

 

Dia 27: A Cultura: um caminho poético de e para a liberdade.

Convidados:

Maestro Forró, músico

 Márcia Cruz, atri\ e empreededora cultura

Felipe Júnior, poeta

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife