José Mário Austregésilo vai falar sobre o Rei do Baião no Outras Palavras desta segunda-feira, 29

Autor de “Luiz Gonzaga: o Homem, sua Terra e sua Luta”, o escritor vai conversar sobre detalhes do imaginário social diante do patrimônio artístico de Luiz Gonzaga. A live será por meio do Instagram da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe.

O encontro está marcado para esta segunda-feira (29), às 20h, e vai aproveitar o período dos festejos juninos para debater questões como identidade e o imaginário social diante do patrimônio artístico de Luiz Gonzaga. A conversa terá a mediação da historiadora Leda Dias, gestora da Política Cultural da Secult-PE.

Luiz Gonzaga – O homem, sua terra e sua luta” apresenta a linguagem popular presente na oralidade das canções de Gonzaga e os símbolos típicos da cultura nordestina. O livro discute a influência do rei do baião em movimentos artísticos e sua interferência decisiva na trajetória da música brasileira ao introduzir no cenário nacional os ritmos do Nordeste.

De acordo com Andréa Mota, coordenadora do Outras Palavras, a ideia é aproveitar o período das festas juninas para conversar com os jovens sobre esse importante personagem da cultura nacional que é Luiz Gonzaga. “Uma das vozes mais importantes da música brasileira, louva nossa gente, nossas histórias e nossas celebrações. Suas músicas nos lembram de quem somos. O Mestre Lua, pernambucano de Exú, nos orgulha com seu legado e tem importância fundamental na formação da identidade do povo nordestino”.

José Mário Austregésilo também é ator, produtor e diretor de radio, TV, cinema e teatro. É formado em Economia, com mestrado em Comunicação Social e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Participe

@culturape

(http://www.instagram.com/culturape).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril