ARTISTAS LUTAM PELA LEI NACIONAL DE EMERGÊNCIA CULTURAL

                                                                                              Lei Nacional de Emergência Cultural AGORA

A Agenda Cultural do Recife reafirmando seu compromisso jornalístico de valorizar, difundir e informar a sociedade sobre a produção cultural da cidade do Recife e do estado de Pernambuco, presta sua solidariedade aos artistas e produtores de todo o Brasil que lutam pela imediata criação da Lei Nacional de Emergência Cultural.

Os nossos artistas foram os primeiros a sair de cena e, provavelmente, serão os últimos a voltar para os seus palcos, seus espaços, suas oficinas, seus circos e ruas e, portanto, tem como qualquer trabalhador, o direito às ações emergenciais tanto do Governo Federal quanto dos seus Estados de origem.

É fato concreto que a produção cultural brasileira emprega cerca de 5 milhões de pessoas, entre formais e informais, ou seja, quase 6% de toda a mão de obra brasileira, dados da pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

É notório também que a paralização das atividades culturais como cinema, shows, teatro, circo e visitas de museus, causará um prejuízo de R$ 11,1 bilhões em três meses no Brasil. O cálculo foi realizado em cima do gasto médio do brasileiro feito em atividades ao ar livre ou em espaços culturais nos últimos anos. É o que aponta um novo estudo de um grupo de economistas da cultura divulgado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ao analisarmos o quadro da quarentena, provocada pela pandemia do Codiv19,  os artistas, das mais variadas expressões, têm dado uma contribuição inestimável para que possamos manter viva a nossa saúde mental. Muitos desses artistas vem desenvolvendo e publicando nas redes sociais, nas lives, seus trabalhos e milhares o fazem de forma gratuita, garantindo entretenimento, conhecimento, beleza e acima de tudo, contribuindo para a vida saudável de milhões de famílias brasileiras. Não precisamos ir muito longe, aqui em Pernambuco e, notadamente no Recife, os nossos artistas, trabalham incansavelmente produzindo arte e alegria, numa contribuição inquestionável para o equilíbrio emocional da sociedade.

É tempo, é mais que urgente que o Estado, como um todo, assuma ações emergenciais para o setor cultural. Setor que cotidianamente reafirma a nossa identidade como uma nação.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Festa do Carmo também terá serviços de apoio aos fiéis

Smurfs Run chega ao Recife com corrida para crianças, adultos e pets