São José da Coroa Grande recebe Tenda Literária Cepe a partir desta quinta-feira, 12 de março


Município estreia calendário 2020 do Circuito Cultural de Pernambuco com programação gratuita, de 12 a 14 de março, no Centro da cidade

O município de São José da Coroa Grande, Zona da Mata Sul do Estado, distante 123 quilômetros do Recife, recebe seu primeiro evento literário nesta semana, entre os dias 12 e 14 de março. A iniciativa é do Circuito Cultural de Pernambuco – realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio das secretarias de Cultura/Fundarpe, Educação e curadoria da Fundação Gilberto Freyre. Com programação gratuita e voltada para todos os públicos, a Tenda Literária de São José da Coroa Grande será montada na Praça Constantino Gomes, Centro da cidade, levando literatura, cinema, oficinas e atrações artísticas para a população. A prefeitura do município é parceira da iniciativa.
O Circuito Cultural de Pernambuco - que tem como homenageado o escritor João Cabral de Melo Neto, segue até dezembro realizando 14 feiras literárias em todo o Estado e nesta edição da mata sul, presta tributo, em São José da Coroa Grande, à Juliete do Carmo Carvalho, professora, poetisa e autora do hino da cidade. 
A programação da tenda pretende estabelecer o diálogo com os mais diversos públicos, direcionando um olhar especial para os jovens e professores das redes estadual e municipal – que terão participação efetiva no evento e nas oficinas propostas. Alunos farão apresentações culturais nas mais diversas linguagens: dança, música e poesia. 
Entre as oficinas, destaque para a de “Direito Humano à Literatura: a experiência das bibliotecas comunitárias”, que propõe uma conversa a partir da experiência da Releitura - Bibliotecas Comunitárias em Rede, com atuação nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. “Nosso objetivo é debater e construir coletivamente propostas e ideias de bibliotecas comunitárias, principalmente na perspectiva da política pública, pois defendemos que a literatura é um direito de todos, assim como a educação e saúde”, destaca Yasmin Wink, uma das coordenadoras da articulação em atividade desde 2007 no Estado. Os participantes receberão orientações sobre desenvolvimento, gestão e trabalho em rede.
Quem visitar a tenda poderá participar também da oficina  “Degustação Literária”, proposta pela professora, escritora, cordelista e contadora de histórias Érica Montenegro. A proposta é fazer um mergulho nos mais diversos gêneros literários, permitindo uma experiência afetiva, de resgate pelo gosto da leitura e pela escrita literária.
A tenda ainda contará com sessões de cinema voltadas tanto para o público infantil quanto adulto, com filmes de animação sobre personagens do folclore brasileiro, e documentários sobre nações indígenas de Pernambuco e comunidades do Recife. As crianças serão contempladas também com a participação do mágico Rodrigo Lima, que coloca muitas pitadas de humor para encantar a meninada. O mágico fará duas  apresentações no evento.  A primeira será às 16h, do dia 12, com show de mágica para toda a família. Num segundo momento, a partir das 18h30 ele vai ministrar a palestra motivacional O poder de um sorriso. A apresentação, voltada para pais e professores, visa transmitir de forma divertida conceitos que podem ajudar a modificar a percepção das pessoas em relação ao trabalho e suas conexões com o outro. Rodrigo Lima falará também sobre como a experiência com crianças transformou sua vida. 
Serviço:
Tenda Literária de São José da Coroa Grande
Quando: 12 a 14 de março
Local: Praça Constantino Gomes, Centro
Horário: 9h às 19h (dias 12 e 13/03), 9h às 21h (14/03)
Programação totalmente gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife