Paço do Frevo promove Arrastão com protagonismo feminino

Foto: Andrea Rego Barros
Orquestra Só Mulheres comanda o cortejo e convida agremiações femininas para integrarem o desfile
Em março, o conceito “Frevo Atitude” — que define o eixo temático do Paço do Frevo para 2020 — reverbera o protagonismo feminino. Já no primeiro domingo após o Carnaval (1º), a partir das 15h, o Centro de Referência oferece um Arrastão do Frevo totalmente dedicado às mulheres. O cortejo ocorrerá ao som da Orquestra Só Mulheres, liderada pela maestrina Lourdinha Nóbrega, e convidará outras agremiações femininas como para trazerem seus estandartes e desfilar pelas ruas do Bairro do Recife.
Fundada 2006 pela própria maestrina, que já atuou na também feminina Orquestra 100% mulher, a Orquestra Só Mulheres possui um repertório eclético, trabalhando com todos os estilos musicais. É no frevo, no entanto, que se destaca, conquistando um espaço significativo no mercado que já superou a marca de 30 apresentações no período carnavalesco. Desta vez, o grupo estará ao lado de outras agremiações compostas por mulheres e que já confirmaram presença. 
A festa tem concentração às 15h, no Marco Zero, com saída do cortejo às 16h em direção ao museu. Além do cortejo, o Paço estará com acesso gratuito durante toda a tarde, das 14h às 18h, com última entrada às 17h30. No fim de semana o espaço ainda oferece vivências de dança inclusas.
O Bloco Nem Com Uma Flor, criado pela Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, tem como proposta levar a reflexão sobre o combate à violência contra a mulher às festividades de Carnaval. 
A agremiação feminista Siririx busca quebrar o tabu sobre a masturbação feminina e falar da importância de cada mulher conhecer a si mesma, conhecer seu corpo e tocar-se. A Troça Mulheres da Pá Virada é formada por integrantes do Centro de Capoeira São Salomão e promovem a ocupação das ruas pelas mulheres capoeiristas, relembrando a origem histórica da dança do frevo com o drible da luta.
 Já o Grêmio Feminístico Essa Fada utiliza a alusão à fantasia da fada para questionar o imaginário sexista de uma figura feminina meiga e disponível, em defesa do direito da mulher à liberdade sexual e à segurança física e emocional.
Paço do Frevo - O espaço cultural apresenta-se como um local de incentivo à difusão, à pesquisa, e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de seis anos, recebeu quase 650 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas. O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O projeto conta com o patrocínio master do Itaú e apoio do Itaú Cultural e do Grupo Globo através do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço: 
ARRASTÃO DO FREVO: ORQUESTRA SÓ MULHERES
01/03 (domingo), 16h. Concentração às 15h, no Marco Zero.

Acesso gratuito.

FUNCIONAMENTO

Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14h às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu).
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.
Informações: 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes

Governo de Pernambuco abre inscrições para os Ciclos Carnavalesco e Junino de Pernambuco 2026 (CAJU)