"O silêncio mata, a comunicação salva” é tema de exposição em alusão ao Dia Internacional da Mulher no Plaza Shopping

Crédito: Fernanda Acioly

Ação pelo fim da violência contra a mulher acontece de 8 a 22 de março e é fruto de parceria entre a Secretaria da Mulher do Recife e o Plaza Shopping.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, é uma data marcada pela luta por melhores condições de vida e celebração das conquistas econômicas, políticas e sociais das mulheres. Também é o momento de refletir sobre os desafios a serem enfrentados, como a violência doméstica e sexista, que cada vez mais resulta em feminicídio. Para abordar o assunto, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, em parceria com o Plaza Shopping, realiza a exposição “O silêncio mata, a comunicação salva”, que estará aberta ao público de hoje (09)  a 22 de março no piso L4 do mall. O objetivo da mostra é esclarecer os visitantes sobre os diversos tipos de violência sofridos pela mulher, indicar onde buscar ajuda e divulgar o LIGA, MULHER (0800.2810107), serviço telefônico de orientação para mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista.
“Não se realiza políticas públicas para a mulher isoladamente, por isso essa parceria com o Plaza Shopping é importante para nós. É a partir nessa junção da sociedade civil com o poder público que podemos construir uma política que dê visibilidade à luta das mulheres,” declarou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.  “Essa exposição que estamos fazendo com o Plaza permite a muitas mulheres o acesso a temas como prevenção à violência, lugares onde pedir ajuda e ajudá-las a entender como devem agir para se isolar do ciclo da violência.”

Quem visitar a exposição “O silêncio mata, a comunicação salva” vai poder conferir painéis que destacam os tipos de violência sofridos pela mulher, esclarecendo que ela não é só física. Um grande tabuleiro será montado no chão, revelando como se dá o ciclo da violência. A ideia é mostrar, de forma lúdica, que violência não é brincadeira, não tem tempo, hora e nem limite. Que ela começa com interferências na fala da mulher, passando por regulação sobre o tipo de roupa que veste, obrigação de pedir desculpas por erros do companheiro, que também é violento quando mexe nas coisas dela, controla o dinheiro, xinga, chantageia, persegue, humilha em público, ameaça, isola dos amigos e da família, agride e ameaça, antes de chegar ao ato extremo do feminicídio.

A exposição também leva ao público dois conceitos que remetem a comportamentos muito comuns entre os homens e que já se caracterizam como violência: o mansplaining, quando o homem insiste em explicar algo para a mulher subestimando, implicitamente, sua inteligência, referindo-se a assuntos óbvios sobre os quais ela tem domínio; e gaslighting, quando o homem tenta desestabilizar a mulher e ela passa a duvidar de seus pensamentos, percepções e sentimentos. 
O painel “Palavra Amiga” também fará parte da exposição. Nele, serão oferecidas mensagens de incentivo, empoderamento e força para as mulheres que passarem pela exposição. “É fundamental colocar esse tema em evidência para que cada vez mais mulheres tenham acesso à informação, sejam acolhidas, peçam e recebam ajuda. Toda a sociedade precisa se conscientizar sobre a gravidade desse problema que atinge mulheres de todas as idades e classes sociais”, comentou Zuleica Lira, superintendente do Plaza Shopping.

PELO SHOPPING – A escada monumental do Plaza Shopping, que leva o público do Piso L1 para o L2, será ativada com mensagens de empoderamento feminino e reflexão sobre a violência contra a mulher. Os banheiros do mall também receberão adesivos alusivos ao combate à violência e ao Dia da Mulher. Os femininos com frases como “Minha roupa não é convite”, “Sou mais do que atributos físicos” e “Não quero corpo perfeito. Quero respeito”. Já no masculino, as frases convidam os homens a se tornarem aliados na luta pelo fim da violência contra a mulher.

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA - De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, 10.543 mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar em 2019 no Recife. Isto significa que, aproximadamente, a cada 50 minutos um caso de violência doméstica foi registrado no ano passado. Dos 198 assassinatos de mulheres, ocorridos no Estado, ano passado, 57 foram classificados como feminicídios. O número é 23% menor que em 2018, quando houve 74 casos do tipo. Embora 2019 tenha sido o ano com menor número de mortes de mulher em Pernambuco desde 2004, enquanto as mulheres forem mortas apenas por ser mulheres, não haverá muito o que comemorar.
ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÃO – O Centro de Referência Clarice Lispector acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. É formado por uma equipe multidisciplinar com psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, que acolhem mulheres agredidas e encaminham para a rede de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
O centro conta, ainda, com o disque-orientação LIGA MULHER (0800 2810107), que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e tira dúvidas relacionadas à violência contra a mulher e à rede de enfrentamento à violência doméstica. Em 2019, o serviço recebeu 4.028 ligações, um crescimento de 56,5 % em relação ao ano anterior. Ano passado, 611 mulheres passaram pelo primeiro atendimento e acolhimento no Centro de Referência. Foram realizados 4.060 atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos, sendo o maior número de atendimentos psicológicos. O crescimento foi de 38% em relação a 2018. O Clarice LIspector fica na rua Bernardo Guimarães, 470, no bairro da Boa Vista (próximo a Unicap).
Serviço:
O que: Exposição “O silêncio mata, a comunicação salva” (8 de março – Pelo fim da violência contra a mulher)
Onde: Plaza Shopping, Piso L4
Quando: de 8 a 22 de março, no horário de funcionamento do shopping
Acesso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife