MARIÂNGELA VALENÇA E O FREVO



O frevo, dança genuinamente pernambucana, não só mexe com o nosso corpo e com nossa alegria freneticamente. O frevo também provoca e muda vidas. Mariângela Valença é uma dessas pessoas tomadas e impregnadas de paixão por essa dança e, por isso mesmo, o frevo a levou por vários caminhos.

Apaixonada pela cultura pernambucana, a bailarina, coreógrafa, atriz, radialista, psicóloga, coach e produtora cultural Mariangela Valença dedica-se ao frevo há 30 anos e em sua trajetória artística vem contribuindo, de várias formas, para o plano de salvaguarda do frevo.  E assim, em 2002, lançou a videoaula “FREVO - aprenda o passo”, Dvd que ensina a dançar esse frenético ritmo.

Na sua caminhada, Mariangela Valença integrou o elenco do Balé Popular do Recife; participou de várias Feiras de Turismo Internacionais e Nacionais; participou do longa “O Cangaceiro”, de Aníbal Massaini Netto; protagonizou o curta “Café Aurora”, de Pablo Polo; participou do filme de Kleber Mendonça Filho, “O Som ao Redor”; coreografou e dançou com a cantora Elba Ramalho (2009 a 2012, 2016, 2018 e 2020).

Em 2008, estreia como escritora dedicando sua obra ao público infantil. E o tema não podia ser outro senão o frevo, sua grande paixão. Mas este não é somente mais um livro para crianças, ele é o primeiro com caráter histórico voltado para os jovens leitores, com faixa etária entre 06 e 11 anos. E o pioneirismo vem em dose dupla, já que a “aula de frevo” em forma de livro foi publicada, inicialmente, em Braille. 

O livro, em Braille e em tinta, existe nas versões portuguesa, inglesa, alemã, italiana, espanhola e francesa, lançados no Brasil, França, Bélgica, Inglaterra, EUA, Cuba, Itália e Suécia. Como fruto dos lançamentos, independentes, realizados pelo mundo, o livro hoje está na Kings' College London - tradicional instituição de ensino superior do Reino Unido, considerada uma das mais prestigiadas e importantes do mundo. O livro “Aula-espetáculo: 100 anos de Frevo”, agora faz parte da coleção de cultura brasileira da universidade.

Em 2014, bailarina e coreógrafa lança o site, totalmente educativo: www.aprendafrevo.com.br,  onde todas as pessoas podem ter acesso a dança, a música e a história do Frevo, em qualquer parte do mundo.
Mariângela, numa escola na Suécia, divulgando o livro e o frevo
O “aprendafrevo” disponibiliza, gratuitamente, a videoaula: “FREVO - Aprenda o Passo com Mariangela Valença” (com Audiodescrição e Libras) e o livro “Aula-espetáculo: 100 anos de Frevo” (em 06 idiomas).

Além de ensinar o frevo, o site traz informações sobre maestros, curiosidades, recursos de ambientação desenvolvidos em flash e recursos com acessibilidade para deficientes visuais (usando o programa padrão de leitura de todos os arquivos html). “Um dos objetivos do site é: continuar aperfeiçoando a acessibilidade”, diz Mariângela.


Incansável, a artista também foi um dos coreógrafos da “Dança dos Famosos – ritmo FREVO 2015” – Faustão/ Globo. Criou e coreografou a abertura do show de carnaval da cantora Nena Queiroga - Marco Zero, Recife/ 2017 e 2018.

Como o frevo nos faz “frever”, Mariângela Valença, atualmente desenvolve projetos de aperfeiçoamento da acessibilidade do site “aprendafrevo”, além do projeto SALVE O FREVO, com novos lançamentos do livro e dvd pelo mundo e ainda está na fase da pré-produção da peça: “SOMENTE O QUE MUDA PERMANECE VERDADEIRO”. Finalmente, em setembro de 2020, lançará, dentro do projeto APRENDA FREVO, as “Pílulas do Frevo”.

O  livro “Aula-espetáculo: 100 anos de Frevo” (em 06 idiomas), traz como ilustrador (livro em tinta e capa em braille), Ítalo Cajueiro e os tradutores: 1) francês: Vilton Soares de Souza 2) inglês: Hugo e Eugênia Caldas 3) alemão: Cornelia Parisius 4) espanhol: Walmir Sabino 5) italiano: Alexandre Lippi  e a revisão ortográfica: Haidée Camelo

Contato:
Mariangela Valença
@marifrevo
www.aprendafrevo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil