MARIÂNGELA VALENÇA E O FREVO



O frevo, dança genuinamente pernambucana, não só mexe com o nosso corpo e com nossa alegria freneticamente. O frevo também provoca e muda vidas. Mariângela Valença é uma dessas pessoas tomadas e impregnadas de paixão por essa dança e, por isso mesmo, o frevo a levou por vários caminhos.

Apaixonada pela cultura pernambucana, a bailarina, coreógrafa, atriz, radialista, psicóloga, coach e produtora cultural Mariangela Valença dedica-se ao frevo há 30 anos e em sua trajetória artística vem contribuindo, de várias formas, para o plano de salvaguarda do frevo.  E assim, em 2002, lançou a videoaula “FREVO - aprenda o passo”, Dvd que ensina a dançar esse frenético ritmo.

Na sua caminhada, Mariangela Valença integrou o elenco do Balé Popular do Recife; participou de várias Feiras de Turismo Internacionais e Nacionais; participou do longa “O Cangaceiro”, de Aníbal Massaini Netto; protagonizou o curta “Café Aurora”, de Pablo Polo; participou do filme de Kleber Mendonça Filho, “O Som ao Redor”; coreografou e dançou com a cantora Elba Ramalho (2009 a 2012, 2016, 2018 e 2020).

Em 2008, estreia como escritora dedicando sua obra ao público infantil. E o tema não podia ser outro senão o frevo, sua grande paixão. Mas este não é somente mais um livro para crianças, ele é o primeiro com caráter histórico voltado para os jovens leitores, com faixa etária entre 06 e 11 anos. E o pioneirismo vem em dose dupla, já que a “aula de frevo” em forma de livro foi publicada, inicialmente, em Braille. 

O livro, em Braille e em tinta, existe nas versões portuguesa, inglesa, alemã, italiana, espanhola e francesa, lançados no Brasil, França, Bélgica, Inglaterra, EUA, Cuba, Itália e Suécia. Como fruto dos lançamentos, independentes, realizados pelo mundo, o livro hoje está na Kings' College London - tradicional instituição de ensino superior do Reino Unido, considerada uma das mais prestigiadas e importantes do mundo. O livro “Aula-espetáculo: 100 anos de Frevo”, agora faz parte da coleção de cultura brasileira da universidade.

Em 2014, bailarina e coreógrafa lança o site, totalmente educativo: www.aprendafrevo.com.br,  onde todas as pessoas podem ter acesso a dança, a música e a história do Frevo, em qualquer parte do mundo.
Mariângela, numa escola na Suécia, divulgando o livro e o frevo
O “aprendafrevo” disponibiliza, gratuitamente, a videoaula: “FREVO - Aprenda o Passo com Mariangela Valença” (com Audiodescrição e Libras) e o livro “Aula-espetáculo: 100 anos de Frevo” (em 06 idiomas).

Além de ensinar o frevo, o site traz informações sobre maestros, curiosidades, recursos de ambientação desenvolvidos em flash e recursos com acessibilidade para deficientes visuais (usando o programa padrão de leitura de todos os arquivos html). “Um dos objetivos do site é: continuar aperfeiçoando a acessibilidade”, diz Mariângela.


Incansável, a artista também foi um dos coreógrafos da “Dança dos Famosos – ritmo FREVO 2015” – Faustão/ Globo. Criou e coreografou a abertura do show de carnaval da cantora Nena Queiroga - Marco Zero, Recife/ 2017 e 2018.

Como o frevo nos faz “frever”, Mariângela Valença, atualmente desenvolve projetos de aperfeiçoamento da acessibilidade do site “aprendafrevo”, além do projeto SALVE O FREVO, com novos lançamentos do livro e dvd pelo mundo e ainda está na fase da pré-produção da peça: “SOMENTE O QUE MUDA PERMANECE VERDADEIRO”. Finalmente, em setembro de 2020, lançará, dentro do projeto APRENDA FREVO, as “Pílulas do Frevo”.

O  livro “Aula-espetáculo: 100 anos de Frevo” (em 06 idiomas), traz como ilustrador (livro em tinta e capa em braille), Ítalo Cajueiro e os tradutores: 1) francês: Vilton Soares de Souza 2) inglês: Hugo e Eugênia Caldas 3) alemão: Cornelia Parisius 4) espanhol: Walmir Sabino 5) italiano: Alexandre Lippi  e a revisão ortográfica: Haidée Camelo

Contato:
Mariangela Valença
@marifrevo
www.aprendafrevo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

FrevoBook de Climério de Oliveira, Marcos FM e Spok é lançado no Conservatório Pernambucano de Música

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes