GIRO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL


Imagem cedida pelo o autor para ilustrar a notícia Giro Literário. Livro esgotado. 
A equipe da Agenda Cultural do Recife, pensando nas nossas crianças que estarão em casa, por conta da suspensão das aulas, na luta contra o Corona vírus, passaremos a fazer o Giro Literário Infantil, estimulando a leitura em casa. Senhores pais, tias e irmãos maiores, leiam para as crianças que ainda não sabem ler. Façamos contação de histórias em família, revalorizando nossos afetos. 

Sugerimos também o compartilhamento entre famílias da mesma rua ou vizinhos de prédios: façam trocas de livros infantis. Um empresta ao outro. Façamos uma corrente de solidariedade através da arte e da cultura.
Para quem pode comprar pela internet, hoje sugerimos as publicações da Editora Bagaço, empresa pernambucana que também trabalha com a literatura para a infância e juventude.

A Linha que era reta

De Clara Ferreira Mendes. Ilustrações de Mariana Fajardo e Milena Assunção. Faixa etária: 4 a 6 anos

SINOPSE
Este livro tem como pano de fundo iniciar a criança nos conceitos básicos de matemática e geometria, e, ao mesmo tempo, trabalha questões mais profundas como a capacidade de se adaptar a uma realidade diferente da que estamos acostumados. Ser flexível e estar aberto ao novo pode ser transformador.
Linha reta achava que poderia viver a vida de uma única forma.
De repente, algo incrível aconteceu, e uma grande descoberta mudou o rumo de sua própria história!
Brincando com a matemática, a linha que era reta nos apresenta algumas formas e um importante ensinamento para a vida.

A Princesa e o jovem Matheus

De Bianca Estella
Faixa etária: Fundamental – 3º ano

SINOPSE
O verdadeiro amor é reconhecido com os olhos do coração. Assim é a história da Princesa Júlia, que, mesmo tendo passado muitos e muitos anos dentro de seu castelo, conseguiu reconhecer o amor e os valores de uma pessoa nobre em um breve instante.

A peleja de Cabocolinhos e Papangus


Autor(a): Mauricio Melo Junior
Ilustrador(a): Alessandra Cavalcanti

Indicação Pedagógica: Fundamental II - 8º Ano

Sinopse
A peleja de cabocolinhos e papangus, faz parte da coleção Crônicas do Mateus. É uma novela escrita em forma de blog no qual o universo dos folguedos nordestinos é revisitado de maneira lúdica e recontado com conceitos da cultura erudita e da História.


Durante o Carnaval, dois meninos estão em uma praia de veraneio e, aos poucos, vão descobrindo os mistérios e os prazeres da cultura popular, e o quanto as manifestações do povo estão próximas de seus sonhos. A batalha entre os cabocolinhos e papangus, que assistem em Bezerros, Pernambuco, revela um mundo novo, cheio de histórias e encantos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente