Espaço Ciência tem programação especial neste sábado, para lembrar o Dia do PI: 14/03 (ou 3.14)


Neste sábado, 14/3 (ou 3,14 segundo a maneira norte-americana de datar), é o dia do PI. É uma data especial para celebrar essa constante universal da matemática que está na Terra, na lua, e em tudo que é circular e curvo, inclusive o espaço-tempo. A dica é dar uma passada no Espaço Ciência. Além do experimento do PI, que compõe o acervo do Museu, haverá duas atividades especiais.
O experimento utiliza uma corda para mostrar a razão entre o perímetro e o diâmetro do círculo. Em outra atividade, os visitantes poderão participar de uma caça ao PI e, a partir de algumas pistas, descobrir alguns dos dígitos já conhecidos que sucedem a vírgula. Hoje, sabemos que se trata de um número irracional. Começa em 3,14… e é tão infinito quanto seriam os números de lados de um polígono para formar um círculo.
Desde os primeiros registros de egípcios e babilônios,  quando números irracionais não eram conhecidos e o Pi não ultrapassava os três dígitos, o número foi crescendo cada vez mais e hoje já ultrapassa a cifra dos três trilhões de dígitos conhecidos. Cada cálculo a mais serve como referência da capacidade de um computador e amplia as possibilidades da matemática.
Outra atividade proposta convida os participantes a medir diversos objetos que nos rodeiam, inclusive partes do próprio corpo, e descobrir o PI.
A programação especial do PI será neste sábado, 14 de março. Nos finais de semana, o Espaço Ciência funciona de 13:30h às 17h. No Parque Memorial Arcoverde, com entrada em frente ao Chevrolet Hall.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo