Espaço Ciência tem programação especial neste sábado, para lembrar o Dia do PI: 14/03 (ou 3.14)


Neste sábado, 14/3 (ou 3,14 segundo a maneira norte-americana de datar), é o dia do PI. É uma data especial para celebrar essa constante universal da matemática que está na Terra, na lua, e em tudo que é circular e curvo, inclusive o espaço-tempo. A dica é dar uma passada no Espaço Ciência. Além do experimento do PI, que compõe o acervo do Museu, haverá duas atividades especiais.
O experimento utiliza uma corda para mostrar a razão entre o perímetro e o diâmetro do círculo. Em outra atividade, os visitantes poderão participar de uma caça ao PI e, a partir de algumas pistas, descobrir alguns dos dígitos já conhecidos que sucedem a vírgula. Hoje, sabemos que se trata de um número irracional. Começa em 3,14… e é tão infinito quanto seriam os números de lados de um polígono para formar um círculo.
Desde os primeiros registros de egípcios e babilônios,  quando números irracionais não eram conhecidos e o Pi não ultrapassava os três dígitos, o número foi crescendo cada vez mais e hoje já ultrapassa a cifra dos três trilhões de dígitos conhecidos. Cada cálculo a mais serve como referência da capacidade de um computador e amplia as possibilidades da matemática.
Outra atividade proposta convida os participantes a medir diversos objetos que nos rodeiam, inclusive partes do próprio corpo, e descobrir o PI.
A programação especial do PI será neste sábado, 14 de março. Nos finais de semana, o Espaço Ciência funciona de 13:30h às 17h. No Parque Memorial Arcoverde, com entrada em frente ao Chevrolet Hall.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARÇO DAS MULHERES

Recife celebra aniversário de 489 anos com ampla programação gratuita

Espetáculo Agora que São Elas chega ao Teatro Rio Mar