DICAS DE LEITURA DOS VISITANTES DA AGENDA CULTURAL DO RECIFE


Estamos criando pontes. Neste tempo de agora, não percamos a esperança, vamos nos abraçar virtualmente e alimentar nossos espíritos com a literatura.
Começamos hoje, a publicar as dicas de leitura dos nossos internautas visitantes. Hoje temos duas indicações.

Ensaio sobre a cegueira
de Jose Saramago

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".
Sugestão de Eron Vilar

O filho do homem
Khalil Gibran

A obra literária de Khalil Gibran, acentuadamente romântica e influenciada pela Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a morte e a natureza. Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e místicas do autor. Jesus, o Filho do Homem (1931) é uma de suas obras mais lindas e amadas. Partindo de documentações e relatos bíblicos, Gibran nos fornece vários retratos de Jesus. A obra possui uma mensagem inesquecível que agradará os leitores.

Sugestão de Teco de Agamenon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bairro da Várzea da exemplo de solidariedade durante a pandemia do Covid-19

HOJE TEM CANTO DE CASA

Artistas Digitais: Ivyson