AULAS EM FORMA DE ESPETÁCULO RETRATAM O CABOCLINHO CARIJÓ DO RECIFE



Projeto irá passar por oito municípios da RMR, Zona da Mata, Agreste e Sertão entre os dias 9 e 13 de março



“No Passo do Caboclinho”. Esse é o título do projeto que irá percorrer oito municípios de Pernambuco, iniciando nesta segunda-feira (9), pelo Recife e Olinda, onde o Caboclinho Carijós do Recife promoverá aulas em forma de espetáculo. Integrando ainda a ação, em todas as cidades contempladas acontecerão intercâmbios com grupos culturais de cada região, sempre com acessibilidade comunicacional de acordo com o público escolar.

As aulas espetáculo terão uma abordagem histórica e sociocultural do Caboclinho, onde serão explanados e apresentados ao público os elementos mais tradicionais, como a história, as figuras (personagens), a interpretação, a musicalidade, as danças, as fantasias e adereços deste folguedo popular do terreiro pernambucano, além dos Mestres Caboclos contextualizarem sua própria história e a do brinquedo, acrescentando as origens e influências ocorridas ao longo dos tempos.

Entre a explanação e as apresentações, o público poderá conferir a origem e as performances das principais figuras; as músicas apresentadas pelo Terno (o conjunto de músicos) e seus instrumentos como caracaxá, tarol, flauta, bombo. Já as Danças, desenvolvidas pelos caboclos, irão mostrar as tradicionais coreografias e evoluções com seus passos para cada toque. Ao final dessa abordagem teórico/prática haverá a apresentação com o Caboclinho em uma verdadeira celebração de magia, arte e formação.

O projeto incentivado pelo Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, ainda pensando num intercâmbio de linguagens da cultura popular pernambucana, promoverá como culminância a participação de um grupo/manifestação cultural de cada município contemplado, sendo eles: Recife, Olinda, Nazaré da Mata, Condado, Agrestina e Arcoverde. Respectivamente, as atrações serão: Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, Calunguinha do Homem da Meia-Noite, Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante, Cavalo Marinho Estrela de Ouro, Grupo Cultural Mazuca de Agrestina e a Agremiação Boi Arcoverde. Duas apresentações especiais ainda serão realizadas nas cidades de Limoeiro e Serra Talhada.

Sobre o Caboclinho Carijós do Recife


Fundado em 05 de março de 1897, é o mais antigo de Pernambuco, com 123 anos de lutas e glórias. O estivador Antônio da Costa que incorporava o caboclo Carijós nas sessões de Jurema, nas proximidades do Forte de Brum, no Bairro do Recife, recebeu a autorização religiosa e a missão de organizar um grupo fantasiado de índio durante o carnaval a fim de preservar a cultura regional. Com o símbolo do caboclo Carijós em seu estandarte, o verde e o vermelho são suas cores que simbolizam a mata e a guerra.

Na sede acontecem oficinas, ensaios e a produção de fantasias e adereços, confeccionados pelos próprios brincantes, provenientes das comunidades da Zona Norte e do próprio bairro da Mangabeira.

Conquistou vários títulos no Concurso de Agremiações Carnavalescas da Prefeitura do Recife, como o Hexa Campeão (1970 a 1975), Tri Campeão (1980 a 1982), outra vez Hexa Campeão (1987 a 1992). Atualmente é Bicampeão do Grupo Especial (2017 e 2018).

Em 2016 foi agraciado com uma Exposição na Casa do Carnaval do Recife, culminando com a Roda de Debates: “Caboclinhos, a Tribo Carijós e a preservação das expressões culturais”. Ainda em 2016, foi homenageado pelo 120º aniversário de fundação, em Sessão Solene Especial na Câmara Municipal do Recife. Foi o homenageado do Carnaval do Recife 2017 e Recebeu o 3º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular, em 2018, pela Fundarpe / Secretaria de Cultura de Pernambuco, que também concedeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, em 2019.


*Cronograma da Aula espetáculo *
Recife / Metropolitana Centro
09/03/2020 - segunda-feira
Escola Estadual Caio Pereira (Alto José Bonifácio)
Atração Local: Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria

Olinda / Metropolitana Centro
09/03/2020 - segunda-feira
EREM de Olinda (Rua do Bonfim)
Atração Local: Calunguinha do Homem da Meia-Noite

Nazaré da Mata / Mata Norte
10/03/2020 – Terça-feira - 10h
Escola de Aplicação Professor Chaves
Atração Local: Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante

Condado / Mata Norte
10/03/2020 – Terça-feira - 15h
Escola Antônio Correia de Oliveira Andrade
Atração Local: Cavalo Marinho Estrela de Ouro

Limoeiro / Agreste Setentrional
10/03/2020 – Terça-feira - 20h
Instituto Padre Luís Cecchin
Apresentação Especial

Agrestina / Agreste Central
11/03/2020 – Quarta-feira – 10h
EREM Prof. José Constantino
Atração Local: Grupo Cultural Mazuca de Agrestina

Arcoverde / Sertão do Moxotó
12/03/2020 - Quinta-feira - 10h
Escola Industrial de Arcoverde
Atração Local: Agremiação Boi Arcoverde

Serra Talhada / Sertão do Pajeú
13/03/2020 – Sexta-feira - 10h
Museu do Cangaço
Apresentação Especial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii