Aliarancesa Recife celebra mês da francofonia com extensa agenda de eventos

Foto: Nathalia Ferraz 

Em 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Francofonia, que celebra mundialmente a riqueza e as muitas culturas unidas pela língua francesa. E para comemorar a data, a Aliança Francesa Recife preparou uma programação especial durante todo o mês, com exibição de filmes, encontro com o ilustrador e cartunista francês Jean-Denis Pendanx e concurso cultural para os amantes da língua.

O filme animado, originário de Camarões e dirigido por Claye Edou, conta a história de Minga, uma menina órfã que vive com sua madrasta Mami Kaba e sua meia-irmã Abena. Um dia, quando lavava a louça no rio, ela acidentalmente quebra uma colher. Furiosa, sua madrasta a ordena que encontre a única colher idêntica escondida por sua falecida mãe. Assim, uma jornada de aventuras na floresta começa para Minga. A exibição acontece no auditório, com vagas limitadas.

Hoje (16), a Aliança Francesa Recife recebe uma visita internacional: o ilustrador e cartunista francês Jean-Denis Pendanx, um dos principais nomes do mundo dos quadrinhos franceses na atualidade, que faz, neste mês, um tour pelo Brasil, passando também pelas cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.

Nascido em 1966, Jean-Denis Pendanx vive em Gironde, no sudoeste da França. O ilustrador publicou sua primeira HQ, “Diavolo le solennel”, em 1991, numa coprodução com Doug Headline. Em 1993, lançou o primeiro volume de “Labyrinthes”, com Dieter e Serge Le Tendre, e em paralelo trabalhou no desenho animado “Corto Maltese”, com produção da Ellipsanime.

No evento da Aliança Francesa Recife, Pendanx vai falar um pouco sobre seu trabalho e mostrar, em passo a passo, como se dá a criação de um personagem de quadrinhos. Os encontros acontecem em dois horários: das 16h às 18h e das 19h às 21h. A participação é gratuita para estudantes da Aliança Francesa e custa R$10,00 para o público em geral.

Seguindo a programação, na quarta-feira (18), a instituição de ensino recebe o concurso de redação La Plume D'Or 2020 (em português, “A Pluma de Ouro”), iniciativa da associação Défense de la Langue Française (DLF), voltada para todos os alunos das Alianças Francesas, a partir do nível A2. As inscrições estão abertas, mas o tema da redação só será divulgado mundialmente no dia 18. No Brasil, o concurso acontece das 17h às 19h. Todos os participantes concorrem a uma viagem de uma semana para Paris.

Fechando a programação do mês da francofonia, na quinta-feira (23), tem mais uma edição do Atelier Cinéma, também às 19h, com a exibição gratuita da animação belga “Le tableu” (em português, “O Quadro”), de Jean-François Laguionie. No filme, personagens tomam vida em um quadro inacabado. Julgando-se superiores, os Todos-pintados tomam o poder, expulsam os Inacabados e escravizam os Esboçados. A harmonia só voltará quando o pintor concluir a pintura. As vagas são limitadas.

Todas as ações do mês da francofonia acontecem na Aliança Francesa do Derby, na Rua Amaro Bezerra, nº 466. Informações pelo telefone (81) 3202-6262.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artistas Digitais: Laís Xavier

Bairro da Várzea da exemplo de solidariedade durante a pandemia do Covid-19

Mais de 260 filmes Pernambucanos gratuitos para assistir em casa