Acervo RecorDança abre inscrições para grupo de estudos do projeto Histórias Ao Pé do Ouvido que será formado só por mulheres


Acervo RecorDança abre inscrições para grupo de estudos do projeto Histórias Ao Pé do Ouvido que será formado só por mulheres

O projeto Histórias Ao Pé Do Ouvido (HPO) do Acervo RecorDança chega a sua 3ª edição diferente das anteriores. Desta vez, a produção dos podcasts tratará das narrativas femininas na dança. Para criar os cinco novos episódios, que serão construídos após o mês de maio deste ano, haverá a formação de um grupo de estudos só com mulheres da dança (dançarinas, técnicas, diretoras, coreógrafas, figurinistas, produtoras, etc.). Para participar do grupo, que se reunirá do dia 12 de março até o dia 21 de maio, sempre às quintas das 15h às 17h, basta se inscrever através do formulário (http://bit.ly/grupoHPO).

Nesta 3ª edição, a proposta é reunir mulheres para falar de temas presentes neste universo e que ainda aparecem bastante velados. De acordo com Elis Costa, o grupo de estudos é exclusivamente para mulheres cis e transgênero que atuem na área da dança. "A proposta é construir com este grupo de estudos um espaço de acolhimento para partilharmos nossas histórias, rompendo com uma série de silenciamentos que ainda sinto em nossa área. Apesar da arte ser um campo mais aberto, sabemos que existem muitas práticas misóginas, machistas, assédios, entre outras violências no nosso cotidiano. A ideia é que o grupo seja um ambiente seguro para falar sobre esses e outros temas que dizem respeito às nossas especificidades enquanto mulheres. Nestes encontros semanais também escolheremos cinco artistas para serem entrevistadas, elaboraremos os roteiros destas entrevistas e a partir delas é que serão criados os cinco novos episódios do nosso podcast", explica.

As inscrições para o grupo ficam abertas até o dia 10 de março . Os encontros serão no Edf. Pernambuco, na Nona (9º andar). O projeto é idealizado pela bailarina Elis Costa e realizado pelo Acervo RecorDança com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) da FUNDARPE.

Sobre o HPO
O projeto realizou a sua primeira versão resgatando os áudios que já existiam dentro do acervo. Divididos em eixos temáticos, oito episódios de podcasts reuniram entrevistas feitas entre 2003 e 2004 com vários artistas da dança em Pernambuco. Na segunda edição, foram produzidos cinco podcasts que realizaram uma atualização dos discursos dos primeiros programas. Agora, a proposta é escutar as mulheres e dar voz às narrativas femininas contemporâneas da dança em Pernambuco.

O Acervo RecorDança
É um coletivo de pesquisadoras que tem como principal objetivo traçar ações de pesquisa, documentação e difusão da história da dança pernambucana. O grupo reúne, em formato digital, registros fotográficos, entrevistas em vídeo e áudio, programas e cartazes de espetáculos, documentários, publicações, podcasts e demais documentos que se referem à dança pernambucana, além de disponibilizar informações sobre os artistas e grupos atuantes no Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii