Prefeitura do Recife apresenta serviços para o Carnaval do Recife 2020


Fortalecendo o aspecto democrático e popular do Carnaval, a Prefeitura do Recife reforça os serviços e a assistência aos recifenses e turistas que estiverem curtindo os dias de Momo na Capital pernambucana. Além da Central do Carnaval, com espaço de atendimento ao cidadão e Arena Gastronômica, ações acontecerão por toda a cidade

O Carnaval já está acontecendo nas ruas do Recife e, para o folião fazer a festa nas ruas e polos da cidade, a Prefeitura do Recife monta um esquema especial na oferta de serviços diversos. Acessibilidade e sustentabilidade não vão faltar, fortalecendo a inclusão e a inovação do Carnaval do Recife. Mais de 6 mil pessoas estão envolvidas diretamente na organização da festa. Na Central do Carnaval, além da Arena Gastronômica vai ter atendimento à mulher, direitos humanos, saúde, limpeza atendimento ao turista, atendimento ao consumidor, economia solidária e muito mais.

Mantendo o foco na sustentabilidade para a operação de limpeza dos polos de folia durante o Carnaval deste ano, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) montou a campanha Bora Reciclar!, reforçando os pontos de recolhimento de recicláveis. Para isso, o órgão vai manter um Ecoponto fixo de coleta seletiva para atender os polos do Recife Antigo. Ele servirá como ponto de cadastramento e apoio para cerca de 100 catadores das cooperativas que já atuam em parceria com a Emlurb, além de outros 300 que deverão se cadastrar para o trabalho avulso durante a festa.

"É bom ressaltar a importância da participação do folião, em conjunto com o trabalho dos catadores, para que a gente possa dar a destinação adequada aos resíduos recicláveis descartados de forma correta. Do contrário, todo esse material que pode ser reciclado será destinado ao aterro sanitário. Com a participação do folião e, principalmente dos catadores, protagonistas nesse trabalho, poderemos ainda ajudar quem precisa, fornecendo esses resíduos para que os catadores comercializem", afirmou o gerente geral de Fiscalização e Limpeza da Emlurb, Avelino Pontes.

Além disso, 80 Ecopontos tipo PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) no total estarão distribuídos em todos os pontos de folia. Os polos infantis também receberão a visita de arte-educadores, conscientizando a criançada sobre a importância da limpeza urbana e da separação do lixo. Dois Ecopontos móveis de coleta seletiva, caminhões especialmente preparados para receberem todo o material reciclável produzido pelos foliões, irão circular pela cidade. No sábado, os dois equipamentos ficarão disponíveis para atender o Galo da Madrugada e depois serão colocados em pontos estratégicos no Recife Antigo durante os dias de Carnaval.

A Emlurb preparou ainda uma grande programação de limpeza para atender as demandas geradas pelo Carnaval.  A estrutura foi montada para os dias de festa (da sexta, 21, até a quarta de Cinzas). Serão 1120 pessoas envolvidas diretamente nas ações de manutenção e limpeza, 40 equipamentos como caminhões e maquinários e 650 lixeiras espalhadas em todo o Recife Antigo. O Ecobarco também será utilizado para recolher os resíduos flutuantes que forem descartados inadequadamente no Rio Capibaribe, principalmente no dia do Galo da Madrugada.

Os serviços ofertados são para os recifenses, mas também para os visitantes que chegam à cidade para curtir os dias de Momo. Segundo a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, a cada ano a cidade recebe mais turistas e visitantes. "Temos um Carnaval para toda a família, um carnaval democrático e acessível, sendo totalmente gratuito. Isso faz com que as pessoas se interessem em conhecer a nossa cultura e festa. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) prevê uma ocupação acima de 95% nos nossos hotéis, alguns deles já registrando 100% de ocupação".

CENTRAL DO CARNAVAL

Espaço já conhecido por quem frequenta o Carnaval no Recife Antigo e de fácil acesso até para quem é visitante, a Central do Carnaval estará montada na Rua do Observatório, próximo à Praça do Arsenal. Na Central do Carnaval, que também agrega um espaço de alimentação, o brincante vai encontrar informações turísticas, serviços de saúde, direitos humanos, atendimento ao consumidor, assistência à mulher e muito mais.

A Central do Carnaval estará aberta durante a semana pré, já nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 16h às 22h. Nos dias oficiais da festa, entre 21 e 25 de fevereiro, o horário será ampliado, sendo das 16h às 2h. Haverá ainda um fraldário que dará suporte às famílias, que funcionará das 13h às 23h. Um anexo da Central, com Sala de Imprensa e suporte às equipes que trabalharão na cobertura da festa, estará no Museu Cais do Sertão. A Central do Carnaval começa a ser desmontada na Quarta-feira de Cinzas (26).

Arena Gastronômica, espaço montado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), contará com 12 estabelecimentos com os mais variados cardápios. Estarão por lá: Espetinho da Ceça; Açaí Original do Pará; Plim Pizza; Nordeste Sabor; Rei das Coxinhas; My Burguer; República dos Pastéis; Hakata; Empadinhas Barnabé; Wayne's Burguer;  Pizzaria Atlântico; e Ragu da Folia - Cia do Chopp.

O espaço de alimentação será mobiliado em pallets, com mesas, cadeiras e bancos feitos de madeira reflorestada. Também vai ter coleta seletiva e reciclagem de óleo, uma ação de sucesso realizada nos anos anteriores que é feita em parceria com a ASA. No ano passado, foram coletados 110 litros de óleo de fritura. Os cardápios vão ser acessíveis, com informações em braile, inglês e espanhol.

ESTACIONAMENTO E VANS

Facilitando o acesso a quem chega ao Bairro e repetindo o grande sucesso dos anos anteriores, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (SEMOC) e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (SETUREL), abrirá os dois estacionamentos do seu edifício-sede. Além disso, realizará parcerias para que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Tribunal Regional Federal (TRF) também disponibilizassem seus estacionamentos, o que, no total, deve atender cerca de 15 mil veículos e bicicletas entre a sexta-feira (21) e a terça-feira (25). Na sexta (21), os espaços estarão abertos das 18h às 4h da manhã. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai disponibilizar vans para levar os foliões dos principais estacionamentos até a Central do Carnaval, uma das entradas para a folia no Recife Antigo. Os veículos sairão de 10 em 10 minutos, oferecendo o transporte das 16h às 2h. Lembrando que o estacionamento, no entanto, fica aberto até às 4h. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.

Os pontos de embarque/desembarque serão no Posto Shell (em frente à Prefeitura do Recife) e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal. Tanto no estacionamento da Prefeitura do Recife como também nos estacionamentos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF) haverá orientadores informando a melhor forma de chegar aos pontos de folia.

CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA (CATS)

Turistas e recifenses que precisarem de informações gerais sobre o Carnaval do Recife 2020 ou atrativos locais terão apoio nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) espalhados pela cidade. No principal ponto da festa, o Recife Antigo, estará estacionado o CAT Móvel, serviço volante da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, na entrada da Central de Serviços do Carnaval, na Rua do Observatório.

Além desse espaço, também estarão funcionando durante o Carnaval o CAT da Praça do Arsenal, das 10h às 22h; o do Aeroporto, das 6h à 0h; e o do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), das 10h às 16h;

Telefones úteis para o turista
Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
- Tip - 3182-8298
- Aeroporto - 3182-8299
- Arsenal - 3224-3381

CARNAVAL DIGITAL

Já é possível encontrar conteúdo da folia nos meios digitais oficiais da Prefeitura do Recife e do Carnaval do Recife. Hotsite (carnavalrecife.com) e redes sociais estão sendo atualizados todos os dias. Eventos pré-carnaval, serviços, mapas e outras informações importantes já estão disponíveis.

Além de tudo isso, a já esperada Live (transmissão ao vivo), via Facebook da Prefeitura do Recife, também vai levar o verdadeiro Carnaval de rua a quem não poderá participar da festa in loco. Tudo em HD e som digital.

Aplicativo - O aplicativo do Carnaval do Recife 2020 estará disponível para ser baixado pela AppStore e Google Play. Repetindo o sucesso dos anos anteriores, a plataforma reúne a programação oficial da festa, além de eventos particulares e blocos de rua do Recife.

Agora, o usuário passa a contar também com a integração com o aplicativo CittaMobi, que permite que o folião escolha a melhor rota via transporte público para os polos de folia, além da função agenda para montar a sua programação.

Na área de Serviço, o usuário encontra as seguintes informações:

- Opções de roteiros turísticos e atrativos
- Telefones Úteis (Achados e Perdidos, Aeroporto, etc);
- Postos de saúde (lista de hospitais, Upinhas de plantão, e pontos de apoio do Samu em funcionamento durante o Carnaval);
- Centro de Atendimento ao Turista
- Mapa do Carnaval

O aplicativo disponibiliza ainda molduras com os personagens do nosso carnaval, para os foliões registrarem suas selfies temáticas, durante a festa. Os temas seguem a linha da decoração do Carnaval do Recife.

Confira o detalhamento dos outros serviços que serão realizados pela Prefeitura do Recife:

CONTROLE URBANO

Para o Carnaval 2020, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) disciplinou o comércio informal e o controle urbano. O trabalho de ordenamento começou ainda antes do período momesco, com o  cadastramento de mais de 570 blocos e troças que desfilam na semana pré, durante o carnaval e na semana pós. Já entre a sexta-feira (21) e a madrugada da Quarta de Cinzas, a fiscalização será feita 24h por dia. O objetivo do trabalho é garantir a mobilidade do folião e o ordenamento da festa. Ainda antes de começar a folia no Bairro do Recife, fiscais vistoriaram imóveis por danos estruturais ou documentação irregular.

Para garantir a organização do carnaval, mais de 516 fiscais da Semoc realizaram monitoramento durante o período pré, durante e pós carnavalesco, no Bairro do Recife e nos demais polos do centro. Bares e restaurantes também serão fiscalizados, para não ocuparem os passeios públicos de maneira desordenada e atrapalhar os foliões.


EMPREENDEDORISMO E GERAÇÃO DE RENDA

A todo, a Prefeitura do Recife vai apoiar a geração de renda de um total de 549 empreendedores. O Bairro do Recife contará com 98 tendas de comida e bebida, distribuídas pelos pontos de maior movimento: proximidades do Marco Zero, Praça do Arsenal, Avenidas Alfredo Lisboa e Marquês de Olinda, Ruas do Bom Jesus, Mariz e Barros, Dona Maria César, Barbosa Lima e Cais do Alfândega. As atividades já começam no dia 13, para atender a programação disponível que inclui o Pré-Amp e o Porto Musical.

Os 98 empreendedores fazem parte de sete associações de economia solidária, acompanhadas pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), com atuação na área central da cidade. Além destes, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano cadastrou 222 comerciantes informais para atuar no Bairro do Recife, em tabuleiros fixos e outros 100 volantes.

Também estarão à disposição dos foliões estandes de comidas típicas na Rua Dona Maria César, com 12 artesãos cadastrados no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte), e 10 tapioqueiras distribuídas pelo bairro.

Já nos polos descentralizados (Campo Grande, Jardim São Paulo, Ibura, Cordeiro, Várzea, Chão de Estrelas e Brasília Teimosa), outros 69 profissionais das próprias comunidades estarão a postos para garantir que não falte comida e bebida na festa.

Vale destacar também que seis mulheres da Associação Mãos que Transformam estarão a postos na Central do Carnaval para vender adereços carnavalescos e customizar as roupas dos foliões. Já na Rua Domingos José Martins, ao lado do Paço do Frevo, funcionará a Central do Artesanato, com a participação de 30 artesãos do Prodarte, onde serão comercializados fantasias, adereços e artigos carnavalescos. A central vai funcionar entre os dias 14 e 25, das 14h às 22h na semana pré e das 14h à meia noite no Carnaval. Haverá também duas cabines para maquiagem e caricaturas.


MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

FISCALIZAÇÃO - Desde o dia 8 de fevereiro até a semana do carnaval, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade  do Recife vão fiscalizar os principais eventos e polos. Estabelecimentos  que não estiverem com o alvará sonoro serão autuados e pagarão multa no valor, mínimo, de R$200.

Em relação a poluição sonora, os fiscais utilizarão decibelímetros portáteis. Os promotores de evento que não solicitaram o alvará, devem pedir autorização junto à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio ambiente, localizada na rua Fernando Cézar, n°5, bairro da Encruzilhada, das 8h às 13h.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade terá um estande na Central do Carnaval com ações de educação ambiental. A equipe fará um trabalho de orientação com os foliões e, principalmente, com os trabalhadores da Arena Gastronômica, explicando sobre coleta coletiva e a destinação correta dos resíduos gerados no local.

EMPREL

O folião que vai brincar os dias de Momo na capital pernambucana conta com  175 pontos do Conecta Recife, rede de aceso de WiFi gratuita, espalhados pela cidade.  A Empresa Municipal de Informática (Emprel) ainda oferecerá pontos extras na Arena Gastronômica e Central de Serviços da Prefeitura da Cidade do Recife, durante o Carnaval. No Recife Antigo são 29 pontos, incluindo mais 08 que serão instalados para atender a infraestrutura do Carnaval. Todos os pontos são georeferenciados, com isso o folião pode localizar o acesso mais próximo, através da geolocalização no Aplicativo do Carnaval do Recife, disponível nas versões Android e iOS. 

A Emprel também será responsável pelo link de transmissão ao vivo que a PCR vai usar nas redes sociais da administração municipal. Assim, quem não puder ir até a folia, poderá acompanhar todos os detalhes da festa momesca. Também haverá links instalados na Central de Imprensa,  Cabine de Rádio, Van de Imprensa (Concentrador), Produção de Imagem, Sala Entrevista/Camarim, Sala de Fotografia.


MULHER

A Secretaria da Mulher do Recife terá um stand na Central do Carnaval, da sexta (21) até a terça-feira (25), funcionando das 17h às 2h. Ali, a equipe multidisciplinar (com psicóloga, advogada e assistente social) do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento voltado ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência.

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), também funcionará no mesmo horário: das 17h às 2h.

Além disso, nos dias da folia, a sede do Clarice também estará aberta, das 7h às 17h, na Rua Bernardo Guimarães, em Santo Amaro.

Para dar suporte às ações do Centro de Referência, a Brigada Maria da Penha também estará no stand, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, se for necessário.

SEGURANÇA URBANA

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) contará com aumento de 260 agentes no Carnaval 2020, 19,76% a mais que em 2019. Como a Guarda trabalha em regime de escala, serão 3.152 lançamentos do efetivo em todo o evento Momesco, que inclui as prévias, semana pré-carnavalesca, Galo da Madrugada, se estendendo pelos cinco dias principais do evento: da abertura na sexta (21) até a terça-feira (25/02), com o tradicional Orquestrão de Frevo.

As novidades deste ano são os Postos de Comando na Praça do Arsenal, com monitorando e auxílio à população, e aumento da frota de veículos, que proporciona uma melhor resposta e suporte operacional. Para este ano serão empenhadas 30 viaturas, 7 motos e 2 Estações de Videomonitoramento, localizadas no Marco Zero e outra na Praça do Arsenal.

A atuação da Guarda Civil Municipal do Recife no Carnaval da cidade é apoiar os órgãos e secretarias no cumprimento e execução dos serviços ofertados pela Administração Municipal. Também compete à GCMR agir de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública, bem como salvaguardar o patrimônio público municipal. Além disso, é dever da Guarda adotar ações preventivas e proativas, se antecipando aos problemas, orientar e contribuir na segurança dos foliões.

Desde outubro de 2018 a Guarda Civil Municipal do Recife atua na Ronda Turística, ação de promoção de segurança e conforto aos turistas e recifenses que circulam pelo bairro do Recife Antigo. E para o Carnaval 2020 a Ronda Turística também estará reforçada. 


DIREITOS HUMANOS 

Camarote da Acessibilidade - Para garantir a inclusão das pessoas com deficiência na Folia de Momo, a Prefeitura do Recife inscreve para o Camarote da Acessibilidade no Galo da Madrugada, que desfila no dia 22 de fevereiro. Este ano, o espaço de inclusão no desfile do maior bloco de rua do mundo, chega à 10ª edição. O camarote será instalado no Pátio do Carmo, Avenida Dantas Barreto, com capacidade para 250 pessoas com deficiência, pessoas idosas, acompanhantes e convidados. O funcionamento será das 8h às 17h.

Para ter acesso ao camarote, os recifenses devem se inscrever a partir desta quarta-feira (12), das 9h às 12h e das 13h às 16h, através do telefone da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife: 3355-8645. As pessoas com deficiência auditiva deverão fazer as inscrições exclusivamente pelo e-mail: camarotedaacessibilidaderecife@gmail.com. As inscrições duram enquanto houver vagas disponíveis.

Central de Direitos Humanos e Acessibilidade - Entre os dias 19 e 25 de fevereiro, a Central de Direitos Humanos funcionará na Rua do Observatório, em frente à Torre Malakoff, onde será feita divulgação das campanhas de prevenção à violência contra o trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, racismo e LGBTfobia, entre outros temas ligados aos direitos humanos. As campanhas também serão divulgadas nos polos do Carnaval do Recife.

A partir da sexta-feira (21), entre 16h e 0h, as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida recebem apoio para terem acesso ao frontstage do palco do Marco Zero. Programações em braile ficarão disponíveis na Central de Direitos Humanos, Aeroporto Internacional do Recife, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e na Central de Informação Turística da Praça do Arsenal. Também serão disponibilizados cardápios em braile na área gastronômica.

Também a partir da sexta, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos viabiliza a Rota Acessível, realizada por meio das vans do PE Conduz, ação do Governo do Estado. O serviço gratuito funcionará das 18h a 0h garante o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida até o palco do Marco Zero. A iniciativa acontece desde 2017, e já atendeu cerca de 150 usuários. O trajeto terá o embarque em frente à Estação do BRT em frente à sede da Prefeitura do Recife. O desembarque será próximo ao Marco Zero, na Avenida Alfredo Lisboa. Para retornar, os usuários devem se dirigir ao mesmo ponto.

Empulseiramento - Durante o Carnaval, na Central de Direitos Humanos, haverá distribuição de pulseiras de identificação para as crianças. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com dados de identificação - nome e telefone dos responsáveis -, sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, facilitando a localização dos pequenos, caso se percam. 

Ações de empulseiramento como esta são sempre realizadas durante o Carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, nas praias de Boa Viagem e do Pina, na festa de Nossa Senhora da Conceição, entre outras festas comemorativas.

LGBT

Sábado da Diversidade - No Sábado de Zé Pereira (22), o Pátio de São Pedro receberá Zélia Duncan no Sábado da Diversidade, cujo objetivo é contribuir para a participação dos artistas LGBT no Carnaval do Recife, fomentando a cultura LGBT e promovendo o respeito à diversidade sexual no período do Carnaval. A programação, que vai das 9h30 às 19h, inclui também Fael Mariz, Alan K, Lia Moraes, Andreia Luiza, Thiago Paiva, Márcia Sampaio. Além disso, sobe no palco outros diversos artistas Drags e Transformistas do Recife.

Carnaval sem preconceito - No Pátio de São Pedro, será divulgada a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, promovida pela Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), que visa promover ações integradas para fortalecimento das políticas de promoção e defesa da cidadania LGBT, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife - espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica.

Para combater o preconceito por causa da orientação sexual e da identidade de gênero, pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife vai fixar adesivos da Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação nos banheiros químicos dos polos de Carnaval do Recife. Nos adesivos, estará estampada a frase: “Trans, cisgênero, hétero, gay, bi, assexual, negro, branco, com deficiência, gordo, magro, alto, baixo, pobre, rico: este banheiro é de todos os homens!”. Os banheiros femininos terão adesivos equivalentes.


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Espaço de proteção para as crianças - Com o objetivo de ofertar atenção e proteção às crianças entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a SDSJPDDH vai disponibilizar Espaços de Proteção no entorno do Marco Zero/Rua Domingos José Martins, no Pátio do Livramento/Santo Antônio e no Polo do Ibura.

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) vão atuar no sentido de identificar situações de violação de direitos nos arredores dos polos de carnaval da cidade, a exemplo do trabalho infantil.

As situações mais críticas serão encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), para acompanhamento das famílias, por meio da inserção social via políticas públicas de proteção e promoção social. Nesses espaços, também serão ofertadas atividades lúdicas para as crianças e adolescentes.


POLÍTICA SOBRE DROGAS

Semana pré-carnavalesca
De 17 a 21 de fevereiro acontecerão ações direcionadas aos comerciantes de bares, restaurantes, mercados e pequenos comércios. Esse público será conscientizado sobre a proibição do comércio de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de 18 anos, fundamentada pela Lei Federal nº 13.106 de 2015. O trabalho será realizado por equipe da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), através de abordagens aos comerciantes com apresentação da campanha, legislação e importância do cumprimento da norma. A ação inclui a distribuição de panfleto informativo adesivo (afixação no estabelecimento comercial, expondo a proibição da comercialização, de acordo com a lei).

Campanha "Dê um passinho para a vida!"
Durante os dias da folia de momo, mobilizadores sociais estarão interagindo com os foliões e distribuindo materiais da campanha informativa "Dê um passinho para a vida!" em todos os polos carnavalescos e durante o Galo da Madrugada, tais como panfletos, abanadores (tipo leque) e viseiras, para a disseminação da campanha de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Já na Praça do Arsenal, além da ação itinerante, haverá uma tenda personalizada do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, contendo o totem em formato de instagram para os foliões postarem em suas redes sociais fotos com o tema da campanha. Na praça, também ficará estacionada a unidade móvel Acolhe Vida, onde serão disponibilizados serviços de orientações sobre cuidados quanto ao uso abusivo do álcool e outras drogas, realização de campanhas educativa e informativa, brincadeira orientada à prevenção e oficina de pintura no corpo.



PROCON RECIFE

O Procon Recife não vai parar no Reinado de Momo. Equipes com 08 fiscais vão estar  todos os dias de folia, das 16h a meia-noite, na Central do Carnaval para dar orientação ao consumidor, receber denúncias e realizar  fiscalização. As denúncias poderão ser feitas também pelas redes sociais: Instagram: @PROCONRECIFE | Facebook: PROCON RECIFE e ainda por email: procon@recife.pe.gov.br.


SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde do Recife estará presente no Carnaval do Recife, oferecendo serviços de prevenção e de assistência à população. Ao todo, são mais de três mil profissionais de várias áreas escalados para garantir a saúde de quem vai se divertir. Confira o esquema preparado para funcionar até a Quarta-Feira de Cinzas (26):

Vigilância em Saúde/ Coronavírus
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará a postos 24 horas por dia durante os dias da folia de Momo, com equipe de plantão para realizar o monitoramento e investigação de casos de doenças de interesse à saúde pública, tentando conter, com agilidade, a transmissão de doenças e a ocorrência de surtos. Durante o Carnaval, a atenção é redobrada por causa do grande fluxo de turistas no Recife, que podem trazer vírus típicos das cidades onde moram e que comumente não circulam na capital pernambucana. Este ano, há uma atenção especial por causa do risco de chegada do novo coronavírus.

Desde o fim de janeiro, a Secretaria de Saúde do Recife promove capacitações sobre o coronavírus para os profissionais da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além dos núcleos de epidemiologia das unidades de saúde municipais e privadas. De olho no aumento do número de turistas na capital pernambucana por causa do período carnavalesco, também serão dadas orientações para os profissionais da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer do Recife (Seturel), representantes do trade turístico, do sindicato dos taxistas e da UBER/ 99.

A Secretaria Municipal de Saúde também está produzindo banners, cartazes e folders para os serviços de saúde e população em geral, incluindo informativos para viajantes em português, inglês, espanhol e mandarim.

Saúde do Trabalhador
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Regional Recife) realizará capacitação em Saúde e Segurança do trabalhador para os comerciantes informais que trabalharão durante o período carnavalesco, nos polos do Recife. A capacitação será realizada juntamente com a da Vigilância Sanitária.

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids)
Durante a festa, serão distribuídos 800 mil preservativos masculinos, 15 mil preservativos femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante, além de material educativo. A população poderá realizar testagens para HIV, Sífilis e Hepatites B e C nos polos da Praça do Arsenal e do Ibura, das 18h às 0h. O Polo Arsenal funcionará da quinta-feira (20) até a terça (25). O Polo Ibura funcionará de domingo (23) até a Quarta-feira de Cinzas (26). A estimativa é testar 100 foliões por noite em cada polo. Os resultados serão emitidos em 30 minutos e entregues aos usuários individualmente, mediante aconselhamento por profissional capacitado. 

Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária inicia suas atividades voltadas ao Carnaval 2020 com a capacitação em “Boas práticas de manipulação de alimentos” para os comerciantes informais que são cadastrados na Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon). Durante as semanas pré-carnavalescas, há uma intensificação das inspeções sanitárias no comércio formal de alimentos situados no Centro do Recife.
No período carnavalesco, serão realizadas inspeções sanitárias nos comércios de alimentos formais, informais padronizados e ambulantes. No dia do Galo da Madrugada, serão feitas inspeções nos camarotes, trios elétricos, postos de saúde e ambulâncias.

Haverá ainda um estande da Secretaria de Saúde na Praça do Arsenal, onde equipes da Vigilância Sanitária receberão denúncias e orientarão a população sobre o consumo seguro de alimentos e recomendações para o comércio informal de alimentos.

Vigilância Ambiental
Equipes da Vigilância Ambiental intensificaram, desde o início de janeiro, as ações de vigilância e controle em áreas onde serão instalados os polos carnavalescos, assim como nos mercados públicos e pontos turísticos, como a orla da Praia de Boa Viagem, onde o fluxo de pessoas é grande. O objetivo é minimizar e eliminar a presença de animais vetores de doenças.

Atividades da Vigilância Ambiental:
 - Controle de vetores:
. Ações de vigilância e controle de mosquitos nos polos de animação e imóveis vizinhos aos locais dos eventos e inspeção nos locais considerados estratégicos, como porto, aeroporto, rodoviária, policlínicas, unidades de pronto atendimento, hospitais e pontos turísticos da cidade, realizando atividades de prevenção e eliminação de criadouros reais e potenciais;
. Intensificação e diversificação das ovitrampas (armadilhas de oviposição) para o monitoramento do controle populacional do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os locais de intervenção incluem o percurso do Galo da Madrugada, unidades de saúde e polos carnavalescos descentralizados.

. Ações de educação e saúde para orientação sobre as principais medidas sanitárias para o combate ao mosquito.
- Controle de animais sinantrópicos
. Ações de controle de roedores, animais peçonhentos e outros, por meio da antirratização, desratização e desinsetização nos polos de animação, mercados públicos e outras áreas de grande circulação de pessoas;
. Articulação com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para remoção de lixo em pontos críticos;
. Ações de educação em saúde para orientação sobre as principais medidas sanitárias para evitar a presença de animais sinantrópicos, minimizando risco de leptospirose e de acidentes com escorpião.
- Controle da qualidade da água
. Monitoramento da qualidade da água através de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos;
. Articulação com a Compesa para correção das possíveis inconsistências detectadas;

. Ações de educação em saúde para orientação sobre as principais medidas sanitárias para a utilização segura da água.
- Controle de zoonoses
Plantão na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (UVACZ), durante todo o período carnavalesco, garantindo a vigilância dos animais envolvidos em casos de zoonoses.

Samu

Durante todo o Carnaval, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com um posto avançado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Museu Cais do Sertão, em frente ao Armazém 10, iniciando as atividades às 19h e encerrando sempre uma hora após o término das apresentações no palco principal. A equipe que atuará neste posto será composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de duas viaturas, sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico.

Na Avenida Marquês de Olinda, ainda serão posicionadas três ambulâncias de suporte básico para atendimentos mais ao sul do palco do Marco Zero, facilitando o acesso ao serviço pelos foliões.

Cerca de 35 socorristas também farão rondas em motocicletas durante todos os dias de carnaval, nos polos infantis (durante o dia) e no Bairro do Recife (à noite).
Durante todo o Carnaval, o Samu também disponibilizará cinco ambulâncias de suporte básico para os cinco Distritos Sanitários que terão polos de animação descentralizados. Nos dias de folia, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.


Samu no Galo da Madrugada
Durante o desfile do Galo da Madrugada, o Samu terá cinco postos montados em locais estratégicos do percurso do bloco, a partir das 8h até o término do desfile. Os postos estarão na Praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael), Rua do Sol (esquina com Matias de Albuquerque) e Rua 1º de Março (Policlínica Centro). Cada posto terá uma ambulância de suporte básico, três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. Também estará de prontidão uma ambulância de suporte avançado. Equipes de motosocorristas farão atendimentos durante todo o desfile do bloco.

Pontos de bases do Samu:

DATA
LOCAL
HORÁRIO
EQUIPAMENTO E EQUIPE
21 a 25/02
Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. A base fica ao lado do Marco Zero, em frente ao Armazém 10
Vai funcionar das 19h até uma hora após o término das apresentações no
palco principal
Uma ambulância de suporte básico e uma de suporte avançado (com equipamentos de UTI), com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem.
Galo – Sábado 22/2
Praça Sérgio Loreto


Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada
Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
Na Praça Sérgio Loreto, haverá apoio de uma viatura de suporte avançado, com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
Pátio do Carmo
Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada
Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael)
Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada
Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
Rua Matias de Albuquerque (calçada do Edifício Trianon)
Das 7h até 0h
Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
Pracinha do Diário
Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada
Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.
Estação Central do Metrô, no bairro de São José
Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada
Vai funcionar como heliponto

Saúde Mental, Álcool e outras Drogas
A Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas executará a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas nos polos de Carnaval, com intervenções educativas e distribuição de insumos para os foliões. Mais de 70 agentes redutores de danos vão fazer abordagens, entrega de preservativos masculinos, camisinhas femininas e gel lubrificante, além de troca de garrafas de vidro por plásticas. Mais de 20 arte-educadores apresentarão esquetes teatrais sobre a política de redução de danos no consumo de álcool, fumo, crack e outras drogas.
   
DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS

DESCRIÇÃO
QUANTIDADE
Pulseira de identificação para crianças
5 mil
Porta-tudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bairro da Várzea da exemplo de solidariedade durante a pandemia do Covid-19

Artistas Digitais: Ivyson

HOJE TEM CANTO DE CASA