Pedro Severien lança livro que reflete sobre processos criativos e políticos na realização cinematográfica


Pedro Severien. Foto divulgação de Samia Emerenciano
Lançamento de Quando as luzes artificiais se apagam será no próximo 6 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, no Sinspire (Bairro do Recife). No evento, aberto ao público, o autor fará uma leitura do capítulo que dá título ao livro, com intervenção visual da artista Biarritz. A obra estará à venda no local, além do DVD duplo Todas as Cores da Noite e outros filmes que andam juntos, ambos pelo valor promocional do “pague o quanto puder”.

Enquanto se prepara para filmar seu segundo longa-metragem, Fim de semana no paraíso selvagem, o realizador Pedro Severien lança na próxima semana o livro Quando as luzes artificiais se apagam.

A obra, com tiragem inicial de 500 exemplares, nasce da vontade do diretor refletir sobre processos criativos e políticos na realização cinematográfica. Para promover essa narrativa que se volta para um trajeto ao mesmo tempo conceitual e pessoal, ele age como organizador, reunindo conteúdos (boa parte dos quais escritos por ele) acerca da feitura de filmes com os quais esteve envolvido na última década, dos mais autorais aos mais colaborativos. Com roteiros, entrevistas, ensaios, materiais visuais e contribuições de parceiros criativos, o autor constroi um trajeto que passa por aspectos práticos sobre organização de uma produção, dinâmicas de set  e experimentações nos campos ficcional e documental.  O projeto tem distribuição da Inquieta e incentivo do Funcultura / Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e do Fundo Setorial do Audiovisual / Ancine / Governo Federal.


Todas as cores da noite e outros filmes que andam juntos
O DVD, com dois volumes, também estará à venda no evento, pelo preço promocional de “pague o quanto puder”. O material audiovisual traz no DVD 1 o primeiro longa de Pedro Severien, Todas as cores da noite (2015), filme que circulou em diversos festivais no Brasil e no mundo, levando o prêmio de melhor filme pelo público no Festival de Cinema de Vitória de 2016. O DVD inclui versões com acessibilidade em libras, audiodescrição e legendas descritivas para surdos e ensurdecidos, e extras do filme, como making of, um registro da performance O circuito dos desafetos realizada durante o lançamento comercial do filme no Cinema São Luiz em 2017 e o trailer original usado na divulgação em salas de cinema. Inclui ainda versões legendadas em inglês e espanhol. O DVD 2 traz curtas-metragens ficcionais que construíram a pesquisa narrativa diretor até a realização do longa. Estão reunidos Carnaval inesquecível (2007), São (2009), Canção para minha irmã (2012, exibido em mais de 30 festivais, incluindo um dos mais importantes eventos de curtas-metragens do mundo, o Festival de Clermont-Ferrand, na França), Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade (2013) e Loja de répteis (2014, que recebeu três prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro). O DVD contou com um circuito de distribuição por cidades do Nordeste, com aulas abertas conduzidas pelo realizador.

SERVIÇO
Lançamento do livro Quando as luzes artificiais se apagam, organizado por Pedro Severien
Quando: 6 de fevereiro (quinta-feira), às 19h
Onde: Sinspire (Praça do Arsenal – Rua da Guia, 237, Bairro do Recife)
Quanto: Entrada gratuita. Venda do livro e do DVD Todas as Cores da Noite e outros filmes que andam juntos pelo valor promocional do “pague o quanto puder”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril