Loco Nem com uma Flor convoca Gretchen para a folia, hoje


Rainha dos memes e do Rebolado estará na Praça do Arsenal às 15h para lançar em público o hit ‘Lança tua Braba Mulher’. A multiartista também fará participações especiais com Fafá de Belém durante a folia de Momo
 Hoje (quinta-feira, 20), o Bloco Nem com uma Flor sai mais uma vez pelas ruas do Bairro do Recife para bradar contra a violência que atinge as mulheres. E contará com um reforço de peso: a cantora Gretchen, musa inspiradora da edição deste ano do Manual de como não ser um babaca no Carnaval, vai colocar seu rebolado em favor da luta contra o assédio e importunação sexual. Pontualmente às 15h, ela estará no palco da Rua do Arsenal, incentivando as mulheres a denunciar todo tipo de violência sofrida durante a folia.
Além disso, o bloco contará com a participação das cantoras Gabi da Pele Preta e Cilene Araújo, a apresentação das Sereias Teimosas, do Pina, e do grupo de dança Coco do Baobá, da Mustardinha. Tudo isso animado pela Orquestra 100% Mulher e Maracatu Baque Mulher e acompanhado de perto pela boneca A bela da tarde. Na ocasião, também será distribuído o Manual Como Não ser um Babaca no Carnaval que, este ano, vem na versão Conga La Conga.
Como sempre, o bloco aproveita para homenagear mulheres que se destacaram por serviços prestados a bem da coletividade. Este ano, as homenageadas são Joana Batista (uma das compositoras da letra do frevo Vassourinhas), a artista Aurinha do Coco e Irani Brito, uma das fundadoras da Associação de Mulheres de Lagoa Encantada.
Mas nem tudo é festa: entre um passo e outro, a equipe da Secretaria da Mulher distribuirá leques com informações sobre a rede de serviços para enfrentamento à violência doméstica e de gênero e divulgará número de telefone para quem quiser buscar ajuda ou orientação durante o Carnaval.
Nas ruas pelo 19º ano seguido, o Nem com uma Flor já é um reconhecido instrumento de prevenção à violência contra a mulher. Além de diversão, proporciona reflexões necessárias, alertando sempre que machismo não é brincadeira e não tem graça nem durante o Reinado de Momo.
Gretchen na Folia - "Lança tua braba, mulher, e faz o que quiser" é o recado que Gretchen, a rainha da Internet e do rebolado, traz para o Carnaval do Recife. A gíria "lança tua braba", que saiu das ruas e ganhou as redes, pode se traduzir em "mostra tua atitude". A cantora é a protagonista da quinta edição do Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval, a campanha da Prefeitura do Recife (PCR) voltada para o combate ao assédio contra as mulheres nos dias de folia. A versão "Conga la Conga" do guia chega, primeiro, em formato de videoclipe e foi lançada, nas redes sociais da PCR e ganhou destaque na imprensa de todo  país. A ação é assinada pelo Gabinete de Imprensa, por meio da Presença Digital, em parceria com as Secretarias da Mulher e Turismo e Lazer.
Durante os festejos de Momo, a diva fará participações especiais ao lado da cantora Fafá de Belém, com quem cultiva uma amizade pessoal. Ela desembarca no Recife domingo (23) e, ao lado da diva paraense, se apresenta nos polos da Lagoa do Araçá às 17h e no Ibura a partir das 22h20.
O manual deste ano ressalta a diversidade da cultura recifense, permeada pelo brega-funk e suas expressões, pelo ritmo frenético de Gretchen e sua persona. O propósito é combater o machismo em todas as suas formas e garantir o direito das mulheres de curtirem o Carnaval, reforçando que o consentimento é a medida da diversão e engajando a sociedade no enfrentamento à violência de gênero. Situações como o beijo forçado, a puxada de braço e o assédio verbal são alguns dos pontos lembrados, pelo manual, como violência e até crimes de importunação sexual. Garantida pela Prefeitura do Recife durante todo o ano, a rede de serviços de enfrentamento à violência de gênero também é destaque na campanha.
Além das versões impressa (para distribuição na Central do Carnaval) e digital (para compartilhamento em redes sociais), o manual conta com videoclipe, spot para rádio, conteúdo para WhatsApp, gifs e memes. Conhecido internacionalmente, o Pequeno Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval faz parte ainda dos Kits do Folião, entregues pela Secretaria municipal de Turismo e Lazer aos turistas que chegarão para a folia de Momo.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo

Ivonete Melo