Acertos para o início da festa

Ubuntu - Bruno Campos - PCR Imagem

Ensaios e passagem de som esquentam a semana pré-carnavalesca do Recife no Marco Zero.

Recife entra na reta final para o início dos festejos de Momo. Os últimos preparativos incluem os ensaios gerais e a passagem de som de algumas bandas e orquestras que participarão da programação no Marco Zero. Os ensaios já estão acontecendo e começam sempre no final da tarde, às 17h30. Os acertos também animam os foliões e servem como aquecimento para quem quer ter um gostinho dos shows que vão acontecer no epicentro do Carnaval do Recife.

Hoje (terça-feira, 18), a passagem de som será com o coletivo Dita Curva, que sobe ao palco às 17h30 e mostra um pouco do que vão apresentar no sábado de Carnaval, em noite comandada exclusivamente por mulheres. Na sequência, acontece ensaio geral do Tumaraca, que vai reunir mais de 400 batuqueiros de 13 nações de maracatu de baque virado. A noite ainda conta com a passagem de som da eletrizante Nena Queiroga.

Amanhã (quarta-feira, 19), a passagem de som começa cedo com Priscilla, a Musa, a partir das 17h30. Ela será a responsável por protagonizar o brega do Marco Zero na sexta (21), no espetáculo de abertura. Em seguida quem sobe ao palco é o homenageado, Edson Rodrigues, que também vai afinar sua orquestra para a noite de abertura. Depois dele Maestro Forró faz sua passagem de som e o multiartista Antonio Carlos Nóbrega faz um ensaio também para o espetáculo de abertura.

Na quinta-feira, a cidade do Recife se despede das prévias carnavalescas com pedidos de proteção e desejos de purificação através da cerimônia Ubuntu – Uma Consagração ao Povo Negro, que irá culminar em uma apoteose com lavagem simbólica do Marco Zero com águas sagradas, realizada pelos 24 Afoxés que integram a programação oficial do Carnaval do Recife. Após a cerimônia, que pede bênçãos para o Carnaval, o Marco Zero vira palco do espetáculo Tumaraca – Encontro de Nações, que encerra oficialmente as atividades pré-Carnavalescas da capital pernambucana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artistas Digitais: Laís Xavier

Bairro da Várzea da exemplo de solidariedade durante a pandemia do Covid-19

Mais de 260 filmes Pernambucanos gratuitos para assistir em casa