ÚLTIMOS DIAS DA EXPOSIÇÃO SOBRE ALCEU VALENÇA NO MUSEU DO ESTADO

Foto: Bruna Andrade

Exposição biográfica sobre o músico pernambucano encerra amanhã (04). 

Esta semana o público terá a última oportunidade de conferir a exposição “A Energia Dos Doidos Motor da Imaginação”,que retrata a trajetória de vida e carreira do pernambucano Alceu Valença. O finissage da mostra, em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco está marcado para acontecer no próximo sábado (04/01), das 14h, às 18h. 

A grande novidade é que algumas das peças expostas serão disponibilizadas para venda. A renda será destinada à Associação Tereza Miranda, que trabalha com resgate de animais em Paulista – PE, a Viva Bicho, em Santos – SP e Associação Amigos do Museu do Estado de Pernambuco. Entre as peças, acervos raros com discos do músico, telas colorizadas, brinquedos e traquitanas e até a famosa Luneta do Tempo.

Tributo a pluralidade de Alceu, que é considerando um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, a expo narra a vida do músico a partir de pinturas, cinema, instalações interativas e objetos eletrônicos. “O universo de Alceu Valença é cheio do simples em sua complexidade. A exposição foi pensada para representar a inquietude e versatilidade desse grande artista”, revela Rose Pepe, curadora da mostra.
Entre as obras, destaca-se a instalação “Linha do Tempo”, na qual é possível ouvir por meio de audiodescrição em um headphone, histórias contadas por Alceu. Outro ponto alto da mostra é a “Luneta do Tempo”, equipamento interativo audiovisual que brinca com o primeiro filme produzido pelo artista. 
Preocupada com todas as dimensões artísticas de Alceu, seja nas canções, na literatura ou no cinema, a exposição transforma cada vertente do pernambucano em um verdadeiro espetáculo, que permite inúmeras interpretações ao observador.
Com quase 50 anos de carreira, Alceu Valença é um dos mais celebrados artistas do país. Dono de canções emblemáticas que marcam diferentes gerações, à exemplo de “Anunciação”“Tropicana”, “Pelas ruas que andei”“La belle de Jour” e diversas outras, o artista de 73 anos arrasta multidões e corações com frevos, cocos e cirandas, que misturadas ao rock, guitarras, baixo e sintetizadores eletrônicos, formam um estilo único que representa o Brasil e toda a essência e regionalidade do Nordeste.

SERVIÇO
Encerramento da Exposição Alceu Valença
Neste sábado (04/01/20), das 14 às 18h, no Museu do Estado de Pernambuco, Avenida Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife
Entrada: Gratuita
Visitação: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h e das 14h às 18h neste sábado
Informações: (81) 3184-3170
Assessoria de Imprensa:
Mexe Mexe Comunicação
Luma Araujo – (81) 9 8532.6635       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Projeto Espiral e Pernambuco Centro de Convenções realizam o Concerto Natal Solidário