Última apresentação de ‘Retomada’ em Olinda

 
Retomada / Foto Débora Oliveira

Nesta terça, dia  28 de janeiro, o espetáculo “Retomada”, do Grupo Totem, faz sua última apresentação no teatro Fernando Santa Cruz, em Olinda.

Sucesso de público e de crítica, “Retomada” fez sua estreia no Trema Festival de Teatro em 2016, e já passou por dezenas de palcos participando de festivais, apresentações em congressos e temporadas. “Retomada” é fruto de uma profunda pesquisa ritualística, junto aos povos Pankararu, Xukuru e Kapinawá, que receberam e apoiaram o Totem em sua pesquisa. Em janeiro de 2018 levou os prêmios de melhor espetáculo, melhor trilha sonora e melhor iluminação no 24º janeiro de Grandes Espetáculos, entre outras premiações. Fez circulação nas aldeias dos povos que lhe abraçaram durante a pesquisa, e foi apresentado na 19ª Assembleia Xukuru.

Em 2020 “Retomada” entra no seu quinto ano de estrada, e hoje, a luta está muito mais dura que em 2016, quando da estreia do espetáculo. Com “Retomada” o Totem se coloca como apoiador e defensor dos povos indígenas, é sua maneira de dizer “estamos com vocês”!

O espetáculo de teatro ritual criado pelo grupo, não representa ou reproduz rituais vividos nas aldeias, destes, o grupo procurou captar a força, a energia metafísica que emana desses rituais e penetra os corpos contemporâneos.
Com sua poética polifônica, o Totem corporifica a sacralidade das terras indígenas e manifesta sua identificação com o sentimento de resistência dos povos. A encenação é uma fusão entre nossas raízes e a contemporaneidade e conta com música ao vivo. Um espetáculo entrelaçada com a força da ‘alma coletiva’, que séculos de colonização não conseguiram anular e que vem sendo retomada pelos povos, por sua vitalidade ancorada na ancestralidade.

A encenação é assinada por Fred Nascimento, fazem parte do grupo as performers Lau Veríssimo, Íris Campos, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin, Taína Veríssimo, e as performers convidadas: Silvinha Goés e Natalie Revorêdo; Fotografia:  Fernando Figueiroa e Débora Oliveira; música: Cauê Nascimento, Fred Nascimento e Gustavo Vilar; pintura corporal e técnica do espetáculo Airton Cardin; desenho de luz de Natalie Revorêdo com execução de João Guilherme; Imagens/projeções Bio Quirino; figurino Gabriela Holanda, elementos de cena, grupo Totem, maquiagem do grupo Totem/Tatiana Pedrosa.

Serviço:
“Retomada”, espetáculo do Grupo Totem
Local: Teatro Fernando Santa Cruz - Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa – Varadouro – Olinda
Dia 28 de janeiro às 20h
Ingressos 30,00 e 15,00, Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife