TEMPORADAS DE FÉRIAS DO ESPAÇO CIÊNCIA E OBSERVATÓRIO DA SÉ COMEÇAM EM JANEIRO

Foto: Divulgação
Em mais de vinte oficinas, além das atrações permanentes, os visitantes poderão descobrir a Ciência de forma lúdica
O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, abre no dia 6 de janeiro sua temporada de férias. Além das atrações permanentes do Museu, o público poderá desfrutar de 20 oficinas e de atividades e eventos especiais como Torneio de Xadrez, VEGCiência – Festival de Alimentação Saudável, Meio Ambiente no Museu e Dia do Astronauta. O Observatório Astronômico do Alto da Sé também está com uma programação especial de férias.
O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h, e nos finais de semana, de 13:30h às 17h. O Observatório da Sé abre de terça a domingo, de 16h às 20h. Ambos são gratuitos mas, para participação nas oficinas, será cobrada uma taxa de R$ 5 para ajudar a cobrir as despesas com material. Para conferir a programação completa, acesse www.espacociencia.pe.gov.br/.
NO MUSEU – Que tal brincar de ser cientista? Descobrir, de maneira lúdica, como ocorre o pensamento científico, como se elabora um modelo teórico, se criam hipóteses e investiga um fenômeno... este é o objetivo da “Caixa de Pandora”, uma das vinte atividades oferecidas nesta temporada de férias.
Para descobrir a física e a química, há várias possibilidades: construir um mini canhão elétrico; brincar com bolhas de sabão gigantes; lançar foguetes de garrafa pet; se divertir com luz negra e tintas fluorescentes;  fabricar slime; investigar um crime; se encantar com a nanotecnologia... Já para os que preferem matemática, uma opção é usar palitos para construir poliedros e estruturas diversas.   
Conteúdos de História e geografia podem ser percebidos de forma lúdica, em oficinas com argila; de caça ao tesouro; brincadeiras indígenas; arte rupestre. Para os fãs de robôs, há opções usando artesanato e também a montagem com Lego, incluindo uma disputa de sumô robótico.
Outra dica é o projeto Meio Ambiente no Museu, que inclui duas atividades: nas terças, os visitantes podem verificar a qualidade a água do manguezal utilizando experimentos simples; nas quintas, dicas para a nutrição do solo de forma orgânica, utilizando resíduos de casa.
Há também outras duas atividades especiais: um Torneio de Xadrez, que acontecerá nas sextas-feiras; e o VEG Ciência, demonstrações culinárias com alimentação vegana. No dia 9 de janeiro, Dia do Astronauta, a programação vai incluir um campeonato de avião de papel e oficina de confecção de foguetes de palito de fósforo.
Além da programação especial de férias, o Espaço Ciência dispõe de um grande acervo de experimentos interativos distribuídos em uma área de 120 mil metros quadrados. A visita também pode incluir passeios de barco, sessões no Planetário e em exposições como “Minha Casa tem Ciência?”, “História Química da Humanidade” e “Aedes, que mosquito é esse?”.
OBSERVATÓRIO DA SÉ – No Observatório da Sé, além de dispor de telescópios e equipamentos especiais para observar o sol, as estrelas e os planetas, os visitantes poderão aprender como localizar as constelações greco-romanas e indígenas; como funcionam os telescópios; como construir máscaras solares.
Poderão ainda participar de jogos como o boliche astronômico e dominó das estrelas; aprender a utilizar software livres de Astronomia; participar de oficinas sobre o sistema solar, Trânsito de Vênus ou história da Astronomia Pernambucana. A programação inclui uma atividade inclusiva, para construção de modelos de constelações táteis com legendas em Braile. 


Confira a programação completa: clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IVONETE MELO, PRESIDENTE DO SINDICATO DOS ARTISTAS NO ENFRETAMENTO DA PANDEMIA

A SOLIDARIEDADE NO CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES DE LIMOEIRO

Exposição digital Quarentena, do Museu da Diversidade Sexual, será inaugurada nesta segunda-feira (25)