Tchida Afrikanu - Música de Cabo Verde no Poço das Artes


O Poço das Artes apresenta hoje, 17, a partir das 20hs, o compositor Tchida, artista natural de Cabo Verde.

Tchida é natural da cidade do Porto Novo do arquipélago de Cabo Verde, situado na costa ocidental africana, o músico (licenciado) e antropólogo (mestre e doutorando) vive no Brasil desde 1997. A sua música nasce de uma fusão criativa entre a música de Cabo Verde e os ritmos tradicionais nordestinos. Nas suas composições, o artista apresenta uma mescla de Roots Reggae com outros ritmos caribenhos como: Merengue, Salsa, Cumbia; ritmos muito apreciados nas ilhas: Funaná, Coladeira, Morna, Batuku e Colá Son Jon como também do Soukous, Deca e Kuduru. Em Recife, foi líder da banda de Reggae pernambucana Coração di Nêgu a partir do ano 2000 e com ela participou em várias edições do carnaval de Olinda e Recife.

Fez apresentações e participou do projeto “Conexão Reggae” em Recife e do projeto “Cena Musical.BR” em Olinda. Também participou de vários projetos artísticos pedagógicos junto ao Departamento de Atividades Culturais e Desportivas da Prefeitura da Cidade do Recife, como também da edição do ano 2008 do Festival de Inverno de Garanhuns, apresentando o Show MUNDU.

Atualmente o músico está na fase final do curso de doutorado em antropologia, sendo sua linha de pesquisa Cultura, Identidade e Contemporaneidade e está finalizando a gravação do seu primeiro Álbum Solo, no Estúdio Fabrica em Recife, Pernambuco. O repertório do show é permeado por canções autorais que têm como principal referência a música de Cabo Verde com leitura na ótica de músicos pernambucanos, como também de uma releitura de clássicos populares da música crioula cabo-verdiana em ritmos de frevo, maracatu e samba.
Poço das Artes
Rua Álvaro Macedo, 54. Poço da Panela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife