Tchida Afrikanu - Música de Cabo Verde no Poço das Artes


O Poço das Artes apresenta hoje, 17, a partir das 20hs, o compositor Tchida, artista natural de Cabo Verde.

Tchida é natural da cidade do Porto Novo do arquipélago de Cabo Verde, situado na costa ocidental africana, o músico (licenciado) e antropólogo (mestre e doutorando) vive no Brasil desde 1997. A sua música nasce de uma fusão criativa entre a música de Cabo Verde e os ritmos tradicionais nordestinos. Nas suas composições, o artista apresenta uma mescla de Roots Reggae com outros ritmos caribenhos como: Merengue, Salsa, Cumbia; ritmos muito apreciados nas ilhas: Funaná, Coladeira, Morna, Batuku e Colá Son Jon como também do Soukous, Deca e Kuduru. Em Recife, foi líder da banda de Reggae pernambucana Coração di Nêgu a partir do ano 2000 e com ela participou em várias edições do carnaval de Olinda e Recife.

Fez apresentações e participou do projeto “Conexão Reggae” em Recife e do projeto “Cena Musical.BR” em Olinda. Também participou de vários projetos artísticos pedagógicos junto ao Departamento de Atividades Culturais e Desportivas da Prefeitura da Cidade do Recife, como também da edição do ano 2008 do Festival de Inverno de Garanhuns, apresentando o Show MUNDU.

Atualmente o músico está na fase final do curso de doutorado em antropologia, sendo sua linha de pesquisa Cultura, Identidade e Contemporaneidade e está finalizando a gravação do seu primeiro Álbum Solo, no Estúdio Fabrica em Recife, Pernambuco. O repertório do show é permeado por canções autorais que têm como principal referência a música de Cabo Verde com leitura na ótica de músicos pernambucanos, como também de uma releitura de clássicos populares da música crioula cabo-verdiana em ritmos de frevo, maracatu e samba.
Poço das Artes
Rua Álvaro Macedo, 54. Poço da Panela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IVONETE MELO, PRESIDENTE DO SINDICATO DOS ARTISTAS NO ENFRETAMENTO DA PANDEMIA

A SOLIDARIEDADE NO CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES DE LIMOEIRO

Exposição digital Quarentena, do Museu da Diversidade Sexual, será inaugurada nesta segunda-feira (25)