Queima da Lapinha encerra Ciclo Natalino, hoje (6)


Foto: Daniel Tavares

Tradicional celebração, que mistura cultura popular e fé, contará nesta edição com a participação de 11 pastoris

Como reza a tradição cultural nordestina, os festejos do Ciclo Natalino, promovidos pela Prefeitura do Recife desde o último dia 1º de dezembro, em vários locais da cidade, encerram nesta segunda-feira (6), com a Queima da Lapinha, que reunirá 11 pastoris no Pátio de São Pedro, a partir das 17h.

A Queima da Lapinha é uma tradição religiosa do século 19, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos.

Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada aos olhos do público, que joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam realizados. Todo o ritual é acompanhado de cânticos e jornadas, conduzidas pelas pastoras.

A concentração para o cortejo será no Pátio do Carmo, de onde cordões azuis, encarnados e dianas seguem em cantoria até o Pátio de São Pedro, acompanhadas por Mendes e sua Orquestra.

Desta edição do evento, participarão os pastoris: Estrela Brilhante, Angel de Brasília Teimosa, Giselly Andrade, Campinas Alegre, Tia Mariza, Estrela do Mar, Estrela Guia do Cabo, Rosa Mística dos Torrões, Sonho de uma Adolescente, Viver a Vida- 3ª idade e Tia Nininha - 3ª idade.

Ao final da cerimônia, Lapinha já queimada, os pastoris darão as boas-vindas ao próximo ciclo festivo da cidade, saudando o Carnaval que se anuncia, ao som do frevo. O encerramento será em grande estilo, com participação do Coral Edgar Morais e do Grupo Matulão de Dança.

Serviço
Queima da Lapinha
Data: Hoje |  06/01
Local: Pátio de São Pedro
Horário: A partir das 17h

Programação
17h às 20h30 - Mendes e sua Orquestra
Pastoril Estrela brilhante
Pastoril Angel de B. Teimosa
Pastoril Giselly Andrade
Pastoril Campinas Alegre
Pastoril Tia Mariza
Pastoril Estrela do Mar
Pastoril Estrela Guia do Cabo
Pastoril Rosa Mística dos Torrões
Pastoril Sonho de uma Adolescente
Pastoril Viver a Vida - 3ª idade
Pastoril Tia Nininha - 3ª idade

20h30 - Coral Edgar Morais e Grupo Matulão de Dança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado