PROJETO O PALCO É A RUA APORTA EM RECIFE REVELANDO ARTISTAS POPULARES DA CIDADE


A partir de hoje (03) até o dia 30 de janeiro, O projeto “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares”, aporta no Recife, com uma grande pesquisa das dinâmicas de músicos de ruas da cidade. Capitaneado pela Theia Produtores Associados, através dos pesquisadores e produtores Laura Sousa Guilherme Patriota, e com incentivo do Funcultura da Música, o projeto irá conhecer os artistas, traçar o perfil desses profissionais e entrevista-los sobre as suas vivências nos espaços populares, passando por ruas, praças, transportes públicos, feiras, mercados, pontos turísticos e áreas que constituem espaços tradicionais das manifestações culturais de rua do Recife.
A pesquisa poderá ser acompanhada através de fotos, textos, vídeos e áudios já captados pelo projeto e disponíveis no site: www.opalcoearua.com.br. O conteúdo sobre as culturas musicais das ruas e a sua estética social e cultural, em Pernambuco conta com publicações inseridas semanalmente. O resultado do trabalho também se desdobrará em um documentário que será lançado ainda este ano.
“Nossas interpretações passam pelo envolvimento social, pelo trato governamental e pelas próprias estratégias desses músicos, no caminho da sobrevivência e criação”, conta  o produtor Guilherme Patriota.
“A perspectiva para a pesquisa em Recife e entorno é a melhor possível. Já mapeamos parte dessa produção e tem muita gente incrível. A participação popular, através de nossas redes sociais e contatos telefônicos vai contribuir ainda mais para descobrirmos outros músicos, nos bairros e em cidades próximas do Recife, assim como aconteceu em Petrolina, Caruaru e Goiana”, conta  o produtor Guilherme Patriota.
A pesquisa já circulou por Petrolina, Caruaru e Goiana, onde foram entrevistados mais de 60 artistas, que contaram um pouco sobre como a música entrou em suas vidas e como as ruas recebem diariamente as suas produções. Temas como sobrevivência profissional, reconhecimento social e narrativas de suas trajetórias, também foram abordados.
“O projeto é riquíssimo. Cada cidade visitada apresenta características próprias para as práticas sociais dos músicos nos espaços populares. Conhecemos como as barcas, que fazem a travessia do rio São Francisco, entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA),  se transformam em “palcos” para os músicos, assim como nos surpreendemos com os jovens compositores de Caruaru que se apresentam próximos aos caixas eletrônicos dentro das agências bancárias”, revela a pesquisadora Laura Sousa.
SERVIÇO
PROJETO O PALCO É A RUA APORTA EM RECIFE REVELANDO ARTISTAS POPULARES DA CIDADE
De 03 à 30 de janeiro, em Recife.
Informações: Guilherme Patriota - (81) 9 9164.2388 Laura Sousa -  (81) 9 93843122  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular