Maestros Oséas, Lessa e Carlos juntos numa grande roda de frevo abrem calendário carnavalesco de Olinda na prévia da troça Causa Ganha

Parte dos recursos serão destinados ao projeto social Orquestra Jovem Henrique Dias
Hoje, às 14h, a Troça Carnavalesca Mista Jurídica Causa Ganha, que está completando 4 anos de fundação, abre a agenda das prévias carnavalescas 2020 da cidade de Olinda, com a “Grande Roda de Frevo” numa espécie de multishow com as orquestras dos maestros Carlos Rodrigues, do Homem da Meia Noite; Oséas, a frente do Ceroula e Boi da Macuca; e Lessa, da Pitombeira dos Quatro Cantos e Tá Maluco. É uma iniciativa inédita unindo três das mais tradicionais orquestras de frevo que irá transformar o Clube Atlântico de Olinda numa verdadeira apoteose do frevo com todas tocando simultaneamente em três mini palcos para reverenciar o ritmo mais tradicional e considerado pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade.
O evento terá início com a apresentação dos músicos da Orquestra Jovem da Henrique Dias que, pela primeira vez, se apresentam para o grande público num evento desse porte, reunindo maestros já consagrados. Depois, será a vez dos três maestros e suas orquestras entoarem suas músicas, cada um explorando uma modalidade do ritmo, dividindo-se em: frevo de rua; frevo de bloco e frevo-canção. A produção da festa é assinada pela Já Deu Certo Produções, da produtora Tatá Tenório.  
A “Grande Roda de Frevo” é a culminância do Projeto Social Roda de Frevo, que surgiu amparado pela T.C.M.J. Causa Ganha, e este ano realiza seu quarto desfile pelas ladeiras olindenses durante a semana pré-carnavalesca. Esta será a quarta ação, depois de três bingos gastronômicos realizados ao longo do ano, com a participação de artistas que são referências na cidade, a exemplo do Quinteto do Frevo e do DJ Gilson Martins e apoio dos restaurantes Naylê Comedoria, Oficina do Sabor, Comedoria e Petiscaria Pra Quem Gosta, bar do Zé Perninha, Bar do Ró, Barrio, Venda de Seu Biu, Macaxeira de Noca, Bar do Peneira, Container 75 e Meu Temaki.  
O Projeto Roda de Frevo foi idealizado com o objetivo de fazer com que o ritmo centenário seja difundido e divulgado o ano inteiro. “Nossa idéia é não deixar o frevo morrer. Não deixar que ele seja apenas uma coisa sazonal que deve ser tocado apenas na época do Carnaval, mas sim que ele se perpetue e possa ser sempre renovado, enfatiza o advogado Silvio Andrade, que juntamente com o sócio e também advogado, Thiago Ferreira, comandam a T.C.M.J Causa Ganha. Ao lado das esposas, Andrea Andrade e Iaci Brito, os sócios na vida profissional, fundaram a agremiação, que tem seu nome inspirado pelo cotidiano dos escritórios de advocacia, onde é comum que os clientes certos da “vitória”, buscam seus defensores e sem hesitar declaram: "Doutor, é causa ganha", daí o título da agremiação que traz a irreverência e descontração dos carnavais da cidade para o mundo formal das práticas jurídicas.
Além do contexto carnavalesco da T.C.M.J Causa Ganha e a perspectiva de contribuir para a difusão do ritmo, é importante destacar a função social na qual a agremiação está engajada através da parceria regular com o Grêmio Henrique Dias, a quem destina parte da renda das ações festivas para a formação da Orquestra Jovem da entidade, fundada há cerca de 4 anos e que, atualmente, tem a frente da coordenação os irmãos, Lucio e Luis Carlos Vieira, mais conhecido como Lulinha. A idéia é dar oportunidade para que as crianças e jovens das comunidades carentes da cidade sejam inseridas na prática musical, garantindo melhores condições de cidadania e um aprendizado que vai melhorar suas condições no futuro. Atualmente, a Orquestra Jovem atende cerca de 20 crianças com idades que vão de 9 a 13 anos e participam de aulas regulares duas vezes por semana. Ao longo do ano, a troça também realiza doação de instrumentos, camisas e materiais para a manutenção do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado