Claudio N reúne 14 anos de música em álbum com pegada de coletânea


Músico recifense reúne os conteúdos de 3 EPs em álbum com material inédito. Canções ressaltam a versatilidade musical do artista.


Quantos Claudios temos em "Claudio N & A Turma Do Deixa Disso"? O álbum, que reúne composições criadas entre 2003 e 2017, apresenta várias personas do músico, guitarrista, montador de samplers e colagens, compositor de trilhas sonoras e especialista em acertos de contratos mal sucedidos. Essas e outras facetas são evidenciadas numa obra que pode ser equiparada a um "best of”, as famosas coletâneas de sucesso que reúnem os vários singles e escolhas musicais do artista ao longo de sua carreira. Neste caso, 14 anos de trajetória em constante parceria com o produtor, músico e compositor Carlos Montenegro, que também assina a produção do álbum.
O perfil de catálogo pode ser melhor evidenciado pela estratégia de lançamento: Claudio N & A Turma do Deixa Disso foi conhecido aos poucos, ao longo de 3 EPS com faixas que evidenciam as diferentes linguagens trabalhadas pelo artista. Todo o processo de gravação e registro de músicas com mais de dez anos e novas composições foi possibilitado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, o Funcultura.
“A sensação que tive ao gravar essas músicas foi muito semelhante à de restauro de quadros que estavam perecendo ou perdendo a cor dentro de um baú bolorento”, explica Claudio. A gravação reuniu músicos e trouxe novos tons e texturas às composições, possibilitando ao artista gravar de forma definitiva algumas canções, apresentar novas propostas de arranjo e, a partir do álbum, consolidar com uma roupagem pop a trajetória artística de Claudio N e sua turma.
Nascido em Paulo Afonso (BA), perto da divisa entre Pernambuco, Alagoas e Sergipe, Claudio N mudou-se para São Paulo no início de 2019 depois de longos 20 anos como músico, produtor e DJ no Recife. Nesse período seu nome esteve presente em vários projetos: seja na banda Chambaril ou no projeto Nascinegro, na composição de trilha sonoras  e de faixas para filmes como “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho e “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

                Do psicodelismo interestelar ao bolero, passando pelo axé ou aportando na música cômica. Ao final das 12 faixas de Claudio N & A Turma Do Deixa Disso é possível, senão enumerar com exatidão quantos são, ao menos conhecer melhor esses “ene” Claudios. A mistura de referências que reúnem nas mesmas nuvens de tag nomes como Ween, Zé Ramalho, Pepeu Gomes e rock progressivo é bem amarrada e unificada esteticamente pelos arranjos assinados por Mateus Alves e Carlos Montenegro, que acompanham Claudio desde os tempos do vestibular.
Extras - Além das 9 composições dos EPs já lançados, o álbum de Claudio N & A Turma do Deixa  Disso conta com uma faixa bônus, a canção Meu Sapato. As vinhetas Terra Plana e O Feiticeiro completam o material inédito.
O designer Raul Luna, que já assinou a identidade visual de artistas como Cadu Tenório, Tetine, M. Takara, Ayrton Montarroyos e o pianista Victor Araújo, assina toda a concepção visual do álbum e também dos EPs. Você pode encontrar o álbum Claudio N & A Turma do Deixa Disso nas principais plataformas de streaming junto com os três EPs. Ao todo, a obra completa de Claudio N & A Turma do Deixa Disso tem 16 faixas: são 10 músicas do álbum, além das duas vinhetas, e 4 remixes disponíveis nos EPs. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

FrevoBook de Climério de Oliveira, Marcos FM e Spok é lançado no Conservatório Pernambucano de Música

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes