Ano Novo Chinês desembarca no Recife



Parceria inédita traz Companhia Artística e Cultural de Henan ao Janeiro de Grandes Espetáculos. Recife será uma das únicas três cidades no país a receber apresentação

O Ano Novo Chinês ou a Festa da Primavera é a data mais importante para todos os chineses, expatriados mundo afora e que celebram a data com diversas manifestações culturais. Em parceria inédita entre o Governo Chinês, por meio do Consulado Geral da China em Recife, e a Prefeitura do Recife, a capital entra no calendário internacional de celebrações com apresentação gratuita da Companhia Artística e Cultural de Henan para celebrar a Festa da Primavera, como a data é chamada, no Teatro Luiz Mendonça, no dia 22 (quarta), às 20h.

A apresentação, que integra o Janeiro de Grandes Espetáculos, é construída através de performance da Companhia de Música e Dança de Zhengzhou e do Grupo de Monges Guerreiros do Templo Shaolin. No total, estarão em palco 20 pessoas, que prometem encantar a plateia em 90 minutos de espetáculo dividido em 11 cenas que mesclam apresentações de dança e música mescladas à precisão e beleza das artes marciais. Para ter acesso ao espetáculo – limitado à lotação do local, os interessados deverão levar 1kg de alimento não-perecível.

Recife será uma das únicas três cidades no país a receber o espetáculo para celebrar a Festa da Primavera e a cidade abre a turnê nacional da Companhia Artística e Cultural de Henan, que ainda irão se apresentar nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba entre os dias 24 e 26 de janeiro.

O Ano Novo Chinês - Desde 2010 o Ministério da Cultura e Turismo da China em conjunto com instituições chinesas, entidades culturais bem como associações de comunidades chinesas no estrangeiro, promovem celebrações do Ano Novo Chinês no mundo inteiro através do projeto conhecido como Feliz Ano Novo Chinês, tendo como intuito jubilar e partilhar esta data com outras culturas bem como instruindo sobre a descendência da cultura e linhagem dos costumes chineses. Em 2019, a festa aconteceu em 140 países com 500 cidades envolvidas e é a festa mais aguardada pela comunidade chinesa.

Janeiro de Grandes Espetáculos

Realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), a 26ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos oferece ao público mais de cem apresentações de teatro, música e dança. Como parte da sua política de valorização da cultura, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, patrocina essa importante iniciativa. Além disso, os teatros Apolo, Hermilo Borba Filho, Barreto Junior, Luiz Mendonça e de Santa Isabel – todos mantidos pela administração municipal – recebem espetáculos do Janeiro de Grandes Espetáculos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

COQUETEL MOLOTOV CELEBRA VINTE ANOS DE FESTIVAL COM LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO