25ª edição da Festa de Reis mantém viva a tradição


Família Salustiano prestará homenagem ao falecido Mestre Aicão

Em sua 25ª edição, a tradicional Festa de Reis da Casa da Rabeca do Brasil, na segunda-feira (6 de janeiro), abrirá espaço para uma especial homenagem a Mestre Aicão, do Boi Coroado de Araçoiaba e fundador do Maracatu Leão Coroado. O mestre faleceu no último dia 26 de dezembro, deixando um importante legado para a cultura popular do Estado.

O evento começa às 19h e marca o encerramento do ciclo natalino da Casa da Rabeca, iniciado com o Encontro de Cavalo Marinho, no dia 25.12. Promovida pela família Salustiano, a festa tem acesso gratuito e conta com apoio da Fundarpe, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e da Prefeitura de Olinda.
Na abertura se apresentará o Mamulengo Alegre de Olinda e, na sequência, os Cavalos Marinho Boi Matuto de Olinda, criado pelo saudoso Mestre Salustiano; Boi Brasileiro e Estrela do Amanhã, ambos de Condado, Boi Ventania, de Feira Nova e o Boi Coroado de Aracoiaba, numa grande homenagem ao seu criador, Mestre Aicão.

A festa de reis ou reisado chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses e é uma das mais tradicionais manifestações culturais brasileiras, em especial no Nordeste. As apresentações reúnem grupos de personagens ricamente vestidos – como o Mestre, Mateus e Catirina – e outros figurantes – que simulam batalhas por meio de cantos e danças em celebração ao Dia de Reis.


SERVIÇO:
25ª Festa de Reis da Casa da Rabeca do Brasil

Quando: segunda-feira, 06 de janeiro de 2020
Onde: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Horário: 19h
Entrada gratuita.
Mais informações: 3371-8197

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artistas Digitais: Laís Xavier

Bairro da Várzea da exemplo de solidariedade durante a pandemia do Covid-19

Mais de 260 filmes Pernambucanos gratuitos para assistir em casa