Neste domingo (22) é dia de celebrar a tradicional festa judaica das luzes na Sinagoga do Bom Jesus


Em vários lugares do mundo, os judeus dão início às comemorações e iluminam casas e sinagogas durante oito dias para comemorar a Chanuká, tradicional celebração do calendário judaico conhecida como Festa das Luzes.

A comemoração é importante, pois relembra fatos ocorridos há vinte e um séculos em Jerusalém e celebra a vitória da luz contra a escuridão, a luta contra a intolerância religiosa e a tentativa de imposição da cultura helenística aos povos da região.


Em Recife, a comunidade judaica estará reunida neste domingo (22), às 18h, na Sinagoga Kahal Zur Israel, na rua do Bom Jesus, onde haverá a grande festa. Na ocasião, o rabino, Clifford Kulwin, que atuou no Temple B'nai Abraham, em New Jersey, que já está na cidade desde ontem (18) desenvolvendo atividades junto à comunidade judaica e participando dos encontros inter-religiosos, fará as bênçãos características, acendendo as velas de Chanuká e cantando músicas alusivas à festa.

Em frente à Sinagoga, uma hanukiá (candelabro de oito velas) estará instalado para que seja feito o acendimento da primeira vela da festividade. Em cada noite subsequente acrescenta-se uma nova vela à esquerda, até que o candelabro esteja completamente acesso ao fim de oito dias. De acordo com Sônia Sette, presidente da Federação Israelita de Pernambuco (Fipe), é tradição acender as velas de hanukiá em ambientes públicos para compartilhar a alegria com toda a sociedade. É um momento de celebração religiosa que costuma reunir toda a família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife