Terça Negra completa 20 anos e celebra Consciência Negra

Bruno Campos - Arquivo PCR


Pátio de São Pedro vai receber atrações durante todas as terças de novembro

Escravizado ainda criança, durante o período do Brasil colonial, Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695 lutando pela liberdade do povo do Quilombo dos Palmares. Com o intuito de manter viva a memória do personagem histórico e gerar reflexões e ações de combate à discriminação racial, a data foi oficialmente estabelecida no Brasil em 2003. Para celebrar o mês e o Dia da Consciência Negra, todas as terças serão negras no Pátio de São Pedro.

Realizado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) - com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife -, a programação da Terça Negra se estende durante todas as terças-feiras deste mês. 2019 também marca os 20 anos do evento.

Nesta terça (5), a partir das 19h, passam pelo palco do Pátio o Maracatu Leão Coroado, Mago RM, Pretto Jamah e o Coletivo 21. A programação, que terá atrações também nos dias 12, 19 e 26 de novembro, é gratuita e aberta ao público.

"A gente costuma dizer que a Terça Negra é um projeto político, cultural e religioso, por meio do qual os diversos grupos contam sempre com local para se apresentar e se expressar", comenta o coordenador Demir da Hora. Além disso, também destaca a importância do mês da Consciência Negra: "Ela mantém viva as raízes dos negros escravizados da África, que chegaram ao Brasil trazendo sua cultura".

Atrações

Fundado oficialmente em 8 de dezembro de 1863, o Leão Coroado é o maracatu mais antigo sem interrupção de atividade desde a sua criação. Teve como uma das figuras mais marcantes da sua história o Mestre Luís de França - o qual assumiu a liderança do grupo, fundado pelo pai, um ex-escravo africano, quando este morreu.

As bandas Mago RM e Pretto Jamah serão os representantes do reggae. O Coletivo 21, grupo de rap de Abreu e Lima, fecha a primeira noite de celebrações ao mês da Consciência Negra.

Serviço
Terça Negra - Mês da Consciência Negra
Dia 5 de novembro, a partir das 19h
Atrações: Maracatu Nação Leão Coroado, Mago RM, Pretto Jamah e Coletivo 21
Local: Pátio de São Pedro - Bairro de Santo Antônio, centro do Recife
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife