Terça Negra completa 20 anos e celebra Consciência Negra

Bruno Campos - Arquivo PCR


Pátio de São Pedro vai receber atrações durante todas as terças de novembro

Escravizado ainda criança, durante o período do Brasil colonial, Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695 lutando pela liberdade do povo do Quilombo dos Palmares. Com o intuito de manter viva a memória do personagem histórico e gerar reflexões e ações de combate à discriminação racial, a data foi oficialmente estabelecida no Brasil em 2003. Para celebrar o mês e o Dia da Consciência Negra, todas as terças serão negras no Pátio de São Pedro.

Realizado pelo Movimento Negro Unificado (MNU) - com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife -, a programação da Terça Negra se estende durante todas as terças-feiras deste mês. 2019 também marca os 20 anos do evento.

Nesta terça (5), a partir das 19h, passam pelo palco do Pátio o Maracatu Leão Coroado, Mago RM, Pretto Jamah e o Coletivo 21. A programação, que terá atrações também nos dias 12, 19 e 26 de novembro, é gratuita e aberta ao público.

"A gente costuma dizer que a Terça Negra é um projeto político, cultural e religioso, por meio do qual os diversos grupos contam sempre com local para se apresentar e se expressar", comenta o coordenador Demir da Hora. Além disso, também destaca a importância do mês da Consciência Negra: "Ela mantém viva as raízes dos negros escravizados da África, que chegaram ao Brasil trazendo sua cultura".

Atrações

Fundado oficialmente em 8 de dezembro de 1863, o Leão Coroado é o maracatu mais antigo sem interrupção de atividade desde a sua criação. Teve como uma das figuras mais marcantes da sua história o Mestre Luís de França - o qual assumiu a liderança do grupo, fundado pelo pai, um ex-escravo africano, quando este morreu.

As bandas Mago RM e Pretto Jamah serão os representantes do reggae. O Coletivo 21, grupo de rap de Abreu e Lima, fecha a primeira noite de celebrações ao mês da Consciência Negra.

Serviço
Terça Negra - Mês da Consciência Negra
Dia 5 de novembro, a partir das 19h
Atrações: Maracatu Nação Leão Coroado, Mago RM, Pretto Jamah e Coletivo 21
Local: Pátio de São Pedro - Bairro de Santo Antônio, centro do Recife
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bairro da Várzea da exemplo de solidariedade durante a pandemia do Covid-19

Artistas Digitais: Ivyson

HOJE TEM CANTO DE CASA