Programação de Natal da Prefeitura do Recife começa neste domingo (1º)


Foto_Andrea Rego Barros
Vai ter programação gratuita e aberta ao público no Recife Antigo, com as atividades esportivas e culturais do Recife Antigo de Coração ao longo de todo o dia, inauguração da decoração natalina, às 18h, e cantata na Caixa Cultural. A partir das 20h, a festa acaba numa animada ciranda, comandada por Lia de Itamaracá, na Rio Branco. Também haverá apresentações de pastoris em Brasília Teimosa

Dezembro já começa festivo na capital pernambucana. Neste domingo, dia 1º, a Prefeitura do Recife vai encher o Recife Antigo de luzes, cores, atrações e atividades, convidando a população a celebrar o fim do ano. Às 8h, o bairro histórico já estará movimentado, com as atividades e atrações gratuitas do Recife Antigo de Coração. A programação segue com inauguração da decoração natalina, às 18h, seguida de cantata na Caixa Cultural e acaba, a partir das 20h, numa animada ciranda, com show de Lia de Itamaracá na Rio Branco.

Cantata na Caixa Cultural. Foto_AndreaRegoBarros
Um carrossel montado ao lado da árvore de Natal dará mais charme e encantamento à estreia do Ciclo Natalino, que vai levar festa também para o bairro de Brasília Teimosa neste domingo e depois segue com diversas programações em toda a cidade até o próximo dia 6 de janeiro, quando a Queima da Lapinha abre alas para os festejos de momo.
Lia de Iatamaracá, Rainha Cirandeira, 
cantará neste domingo no Recife Antigo 
DECORAÇÃO
A decoração preparada pela Prefeitura do Recife para as festas de fim de ano na capital da criatividade será inaugurada às 18h, em solenidade no Cais da Alfândega, com apresentação da Orquestra Anjo de Luz e queima de fogos.
A decoração vai espalhar luz e cores pelo Cais da Alfândega e também pela Rio Branco, no Recife Antigo, tendo como elemento central a flor de Natal, vegetação que carrega bons presságios por todo o mundo, sendo associada à boa sorte e à prosperidade em várias culturas.

A flor aparece em diversos elementos e peças decorativas, como os pórticos de acesso à Rio Branco, localizados nas duas extremidades do Boulevard, evocando o efeito de guirlandas penduradas na porta de casa para reforçar o convite a quem quiser entrar na festa.

Também é a flor natalina que serve de tema principal para a maior atração de toda a decoração: a árvore de Natal, que terá 14 metros de altura e ficará estrategicamente posicionada no Cais da Alfândega, perto do rio e da Ponte Giratória, oferecendo à população diversos ângulos de contemplação e uma novidade: pela primeira  vez, será possível atravessar a árvore, passando por dentro de sua geométrica e luminosa estrutura.

Além da grande protagonista, outras 30 árvores brancas com pouco mais de um metro de altura e iluminação interna colorida formarão um bosque interativo na Rio Branco e no Cais da Alfândega, onde as pessoas poderão tirar fotos e passear. Na Alfândega, as árvores ficarão na calçada oposta ao rio, inaugurando novos encantos e recantos natalinos no pátio da Igreja Madre de Deus. 

Na calçada de margeia o rio, as luzes formarão uma cerca que servirá de moldura e reflexo para as águas que atravessam as paisagens e o cotidiano do bairro histórico.

Este ano, o tradicional presépio esculpido em barro, que reproduz a clássica cena do nascimento de Cristo, ficará na Rio Branco, onde também será montado o palco para apresentações de pastoris e demais  atrações natalinas. Tanto lá quanto no Cais da Alfândega, árvores e até os postes receberão cores e flores para celebrar o ciclo. Entre as duas ruas decoradas, uma passarela iluminada vai convidar o público a esticar o passeio.

Pelo quinto ano consecutivo, as arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, assinam o projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife