HQ Polinização será lançada pela Cepe neste sábado (30)


Projeto reúne desenhos de Cavani Rosas
 e roteiro do jornalista Júlio Cavani

A Companhia Editora de Pernambuco lança neste sábado (30) o segundo título do selo Cepe HQ. Polinização é a primeira graphic novel do jornalista e crítico de arte Júlio Cavani (roteiro) e de seu pai, o artista plástico Cavani Rosas (desenhos). Projeto de uma década e que traz, em quase duzentos quadrinhos, temáticas como liberdade individual, legalização de substâncias ilícitas, repressão política e policial, entre outras questões. O lançamento acontecerá a partir das 16h, no ateliê de Cavani Rosas, no bairro do Parnamirim.

Polinização traz a história de Deep River, imaginário país distante de qualquer outra civilização e de sua população – animais que ganham características humanas – às voltas com o direito de consumir o pólen – extraído de uma flor proibida cultivada clandestinamente por agricultores.

Apesar da forte carga realística, Júlio Cavani assegura ser ela uma obra de ficção. “Preferi animais para que a história ficasse mais livre dos fatos. Um exercício de livre criação que tem pontos de contato com a realidade. A história não necessariamente faz apologia às drogas. Acho que mostra mais de um lado dessa discussão”, indica.

Com argumento inspirado em Animatrix – série de curtas em animação que aborda conflitos entre humanos e máquinas – Júlio Cavani trabalhou o roteiro inicialmente pensando em um novo filme de animação). A rigidez do roteiro - personagens definidos e indicação do que deveria ser desenhado em cada página – acabou flexibilizada pela criação de Cavani Rosas - quadrinista e ilustrador desde os anos 1960, com passagem por diversos veículos, como os jornais Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio, Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique-Brasil, e com boa produção em HQ em parceria com diversos autores. “No processo de Polinização eu pedi para ele fazer desenhos mais rápidos por causa dos prazos. Claro que ele não acatou e eu, até hoje, descubro um novo animal, uma nova informação que não tinha visto. Os desenhos geniais fazem da história inesgotável”, assegura o roteirista.

Serviço:
Lançamento da HQ Polinização, de Júlio Cavani e Cavani Rosas
Quando: 30.11.2019, sábado
Horário: 16h30
Local: Ateliê de Cavani Rosas
Endereço: Rua Doutor Virgílio, 71, Parnamirim
Preço do livro: R$ 45,00 (impresso) e R$ 13,00 (E-book)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente