Prefeitura do Recife convoca brincantes do ciclo natalino para seminário sobre pastoril

Abertura Ciclo Natalino Rio Branco /  Foto: Inaldo Menezes 

Encontros seguem até o próximo dia 29 de outubro, na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro

A Diana, o cordão azul e o encarnado, todos os brincantes do ciclo natalino estão sendo convidados pela Prefeitura do Recife para discutir e refletir sobre a importância e as profundas raízes do pastoril na cultura nordestina e brasileira e a pensar sobre estratégias de valorização e preservação do brinquedo.

O Seminário sobre o Pastoril Religioso, promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, já começou e o calendário de encontros, conduzidos pelos especialistas em cultura popular Carmem Lélis e Mika Silva, segue nos próximos dias 24 e 29 de outubro, amanhã e terça-feira, na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, nº 38, Bairro de São José, das 14h30 às 17h.

Na ocasião, os brincantes também receberão informações sobre o Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) e como participar dos editais abertos. 

Sobre o pastoril – Tradição que todo ano ganha as ruas e os palcos da cidade na programação natalina montada pela Prefeitura do Recife, o pastoril tem origem no teatro semipopular ibérico, em uma combinação de danças, textos e canções, vinculados aos presépios diante dos quais eram encenados.

Nas primeiras duas décadas do século XIX, o pastoril se mantém pela iniciativa de leigos, mas sem perder sua ligação religiosa. A partir de então, espalha-se pelos bairros atraindo cada vez um maior público. “O pastoril é considerado como precursor do teatro popular e, segundo estudiosos, isso pode explicar a sua influência na vida social de Pernambuco e do Nordeste. Num tempo onde não havia televisão, por exemplo, o povo esperava ansioso pelas apresentações dos pastoris”, diz Carmem Lélis. Agora, a missão do poder público e das novas gerações de brincantes é fazer com que o pastoril não seja ofuscado pelo enorme apelo de outros brinquedos, aqueles que cintilam nas prateleiras das lojas.

Serviço
Seminário sobre o Pastoril Religioso
Data: 24 e 29 de outubro
Horário: 14h30 às 17h
Local: Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, nº 38, Bairro de São José

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife