Orquestra Brasileira de Frevo e Grupo Fuzuê de Dança apresentam o espetáculo A Caixa Magica em Boa Viagem


Grupo Fuzuê

Amanhã (23), a partir das 19h, a Orquestra Brasileira de Frevo, coordenada pelo maestro Ademir Araújo, e os artistas do Grupo Fuzuê de Dança estarão juntos na pracinha de Boa Viagem, para apresentar o espetáculo A Caixa Mágica que traz símbolos das danças populares do Estado dentro de uma caixa misteriosa fazendo uma interação direta com o público. A iniciativa integra as ações do Projeto Recife + Cultura que tem como objetivo disseminar e fortalecer as manifestações artísticas da cidade expressas através da música, dança, artesanato e artes em geral. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife em parceria com o Grupo Parvi e incentivo da Lei Rouanet. A produção é assinada pelo Bureau de Cultura.

O espetáculo a Caixa Mágica, conduzido pelo Grupo Fuzuê de Dança em parceria com a Orquestra Brasileira de Frevo, conta de forma didática, lúdica e brincante sobre algumas das danças populares de Pernambuco, a exemplo do caboclinho, forró, xaxado, coco, maracatu, ciranda, mangue beat e do frevo. Em cena, os dois personagens da cultura popular que são o João Redondo e o seu amigo Mané Gostoso, que é considerado o matuto mais inteligente e “conhecedor dos conhecimentos desconhecidos dos conhecedores” tentam desvendar o que há dentro da enorme caixa colorida, até descobrirem que ela é mágica. É nesse momento que os dois começam a tirar de dentro dela, objetos que vão dando vida ao espetáculo, pois todos tem relação com os ritmos musicais e os bailarinos vão colocando o figurino específico de cada um e dançando. Em cada brinquedo tirado dentro da caixa, os dois explicam a origem, para que servem, quem faz eles continuarem existindo e como as pessoas podem contribuir para o fortalecimento e preservação de cada um deles.

A participação da Orquestra Brasileira de Frevo, que estará com a formação de 16 músicos, é fundamental para fazer a interação com o público já que eles são instigados a dançarem e curtirem os ritmos juntos com os personagens. A Caixa Mágica tem censura livre.

O Recife + Cultura existe há dois anos e as atividades acontecem semanalmente às quartas-feiras na Pracinha. As apresentações são feitas por grupos de dança e teatro de rua, reconhecidos como patrimônio histórico cultural. Nessa nova fase, a ideia é  ampliar e qualificar as ações tendo em vista o enorme potencial turístico da cidade que é considerada um dos principais destinos de eventos e polo cultural do Estado. Ao todo, serão 10 dias de apresentações, sempre às quartas, até o dia 18 de dezembro. Cada dia haverá uma atração artística diferente.

Além das apresentações dos grupos em Boa Viagem, o Projeto também conta com 5 ações de formação de plateia para alunos e professores da rede da rede municipal de ensino na perspectiva de disseminar e valorizar as manifestações da cultura pernambucana e garantir o acesso desse público às atividades. As apresentações nas escolas acontecem até o dia 8 de novembro. Nesta sexta (25), às 15h30, a Escola Edite Braga, em Afogados, recebe o Grupo Maracatu Nação Estrelar do Grupo de Cultura Daruê Malungo.

Todas as apresentações culturais contam com acessibilidade comunicacional para facilitar e permitir que pessoas com deficiência participem das sessões. Também há assentos prioritários, banheiros acessíveis, interprete de libras e um audiodescritor que faz a apresentação dos grupos com detalhes técnicos onde as pessoas com deficiência visual poderão acessar instrumentos, figurino, entre outros.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife