Lucas & Orquestra dos Prazeres apresenta o show a Festa da Cultura Popular em Boa Viagem

Foto: Divulgação

Fazendo um passeio pelas manifestações culturais de Pernambuco e uma celebração a todos aqueles que fazem da arte pernambucana um patrimônio, Lucas & Orquestra dos Prazeres apresenta hoje(30), a partir das 19h, na Pracinha de Boa Viagem, o show a Festa da Cultura Popular. Coco de roda, mazurca e ciranda, os grandes ritmos da cultura popular pernambucana, se juntam a efervescência do maracatu, afoxé, cavalo marinho e tantos outros, formando um espetáculo que visa render homenagens aos patrimônios pernambucanos - materiais e imateriais. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife em parceria com o Grupo Parvi e incentivo da Lei Rouanet. A produção é assinada pelo Bureau de Cultura.

No show, os músicos festejam os múltiplos saberes, fazeres, memórias e história da cultura pernambucana. Toda essa reunião de ritmos pulsa em Pernambuco, para soar juntos na mesma batida do coração e o sapateado marcante do tamanco. Uma explosão de energia entre os sons da cultura popular, unificando os tambores. Lucas dos Prazeres é um brincante nato e profundo conhecedor dos ritos e festividades da cultura popular do Estado. Percussionista multifacetado que vem rodando o mundo levando a bandeira de Pernambuco através dos seus espetáculos e apresentações que ganharam destaque no cenário cultural.
Foi do desejo de colocar o ritmo como protagonista de sua própria história que Lucas criou a primeira orquestra percussiva da cidade do Recife, Lucas & Orquestra dos Prazeres, um trabalho que reúne a linguagem uníssona da percussão oriunda dos quatro cantos do Estado em um grande e verdadeiro intercâmbio sonoro e sociocultural, transformando a música percussiva no astro principal do show.

O Recife + Cultura existe há dois anos e as atividades acontecem semanalmente às quartas-feiras na Pracinha. As apresentações são feitas por grupos de dança e teatro de rua, reconhecidos como patrimônio histórico cultural. Nessa nova fase, a ideia é  ampliar e qualificar as ações tendo em vista o enorme potencial turístico da cidade que é considerada um dos principais destinos de eventos e polo cultural do Estado. Ao todo, serão 10 dias de apresentações, sempre às quartas, até o dia 18 de dezembro. Cada dia haverá uma atração artística diferente.

Além das apresentações dos grupos em Boa Viagem, o Projeto também conta com 5 ações de formação de plateia para alunos e professores da rede da rede municipal de ensino na perspectiva de disseminar e valorizar as manifestações da cultura pernambucana e garantir o acesso desse público às atividades. As apresentações nas escolas acontecem até o dia 8 de novembro. Na sexta (1), às 10h, Lucas & Orquestra dos Prazeres, se apresentam para os alunos da educação infantil na Escola Municipal dos Remédios, em Afogados.

Todas as apresentações culturais contam com acessibilidade comunicacional para facilitar e permitir que pessoas com deficiência participem das sessões. Também há assentos prioritários, banheiros acessíveis, interprete de libras e um audiodescritor que faz a apresentação dos grupos com detalhes técnicos onde as pessoas com deficiência visual poderão acessar instrumentos, figurino, entre outros. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado