Laurentino Gomes lança Escravidão no Recife


O escritor Laurentino Gomes está no Recife hoje, 23 de outubro, para lançamento do livro Escravidão I: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. A sessão de autógrafos na livraria Saraiva, do Shopping RioMar Recife, começa às 19 horas.

Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil recebeu cerca de cinco milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Foi também, entre os países do Novo Mundo, o que mais tempo resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir o cativeiro, por meio da Lei Áurea de 1888 — quatro anos depois de Porto Rico e dois depois de Cuba.

"Nenhum outro assunto é tão importante e definidor da nossa identidade nacional quanto à escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente.", afirma Laurentino Gomes
.
Com 30 capítulos e 480 páginas em caderno de imagens, incluindo mapas e tabelas, Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de umbi dos Palmares reúne uma série de ensaios e reportagens de campo, em um texto impactante e rigorosamente documentado, Laurentino Gomes apresenta o primeiro volume de sua nova trilogia, resultado de seis anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e três continentes.


Título: Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares -- Vol I
Autor: Laurentino Gomes | Páginas: 480 | Formato: 16X23cm
ISBN: 978-65-806-3401-9 | Preço: R$ 49,90

Sobre Laurentino Gomes
Paranaense de Maringá e seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, Laurentino Gomes é autor de 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de dom João para o Rio de Janeiro; 1822, sobre a Independência do Brasil; e 1889, sobre a Proclamação da República. Somados, os três livros venderam mais de 2,5 milhão de exemplares no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Há ainda O caminho do peregrino, em coautoria com Osmar Ludovico da Silva. Seu primeiro livro também foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação pela Universidade de São Paulo, é membro titular da Academia Paranaense de Letras.

SERVIÇO:
Laurentino Gomes lança Escravidão no Recife

Bate-papo com Homero Fonseca e Sessão de autógrafos
Data: 23 de outubro - quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Livraria Saraiva Shopping RioMar (Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife - PE, 51110-131 )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii