Jogo A Liga dos Guardiões das Cidades no Combate ao Aedes Aegypti na programação da Semana de Ciência e Tecnologia


De hoje (24) à domingo (27), das 9h às 17h, a equipe da Ensina Jogos Educativos estará no Eco Núcleo do Parque da Jaqueira apresentando o jogo A Liga dos Guardiões das Cidades no Combate ao Aedes Aegypti

A Ensina Jogos Educativos é presença confirmada na Semana de Ciência e Tecnologia de Pernambuco 2019, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Desta quinta-feira (24) ao domingo (27), das 9h às 17h, a equipe da Ensina estará no Eco Núcleo do Parque da Jaqueira apresentando o jogo A Liga dos Guardiões das Cidades no Combate ao Aedes Aegypti. “O objetivo é apresentar aos frequentadores do parque a prática do jogo e assim disseminar as formas de combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chicungunha” explica o idealizador do jogo, Marcelo Vieira.

O jogo de tabuleiro se une à tecnologias como o smartphone, tablet e computador, criando um ambiente desafiador e motivador, promovendo o desenvolvimento das habilidades sociais, cognitivas e socioemocionais dos participantes. O jogo é voltado para crianças com idade a partir de 5 anos e trata das formas de combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunha. Ele pode ser jogado por até 5 participantes em uma plataforma híbrida, inovadora e que une o melhor dos dois mundos: o físico e o digital. “Nosso objetivo é conscientizar as crianças e as tornar combatentes naturais contra os agentes causadores das doenças. Além disso, elas levam o aprendizado para dentro de casa e atuam como multiplicadores do conhecimento e combates do mosquito beneficiando toda a família” diz Marcelo.

A Semana de Ciência e Tecnologia de Pernambuco 2019 visa promover, democratizar e incentivar a produção científica entre estudantes, professores e público geral.  O objetivo é despertar o interesse no tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O debate, de abrangência nacional, foi proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para este ano. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Guardiões- A Liga dos Guardiões das Cidades é composta por Max, Clara, Arthur, Mile e Samuca. Eles protagonizam diversas aventuras, sempre voltadas a informações sobre o ciclo de vida do mosquito, ensinando as boas práticas de prevenção e combate. A cada rodada, os jogadores respondem a perguntas apresentadas na versão digital e participam de desafios que simulam situações da vida real. No tabuleiro, eles avançam seguindo uma trilha de conhecimentos. O material já foi testado e aprovado por alunos das escolas públicas e particulares do Recife e a Ensina Jogos Educativos já trabalha em mais três versões do jogo: Sustentabilidade e Meio Ambiente, Combate às drogas e Mobilidade urbana que prometem chegar ao mercado em 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo